Vale será multada por vazamento que poluiu rio Itabirito

17 de março de 2017 - 22:16 | por Redação
Vale será multada por vazamento  que poluiu rio Itabirito
Ambiente
0

A  Vale receberá multa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) devido a um vazamento de rejeitos ocorrido no domingo (12), que contaminou rios e córregos da região, especialmente o rio Itabirito.

O valor da multa ainda será calculado. A Vale também deverá apresentar, na próxima semana, um cronograma detalhado das ações de limpeza e recuperação da área. Os rejeitos atingiram os córregos da Prata e das Almas, o Ribeirão Mata-Porco, o Rio Itabirito e o Rio das Velhas.

Mudança de cor

O problema foi diagnosticado  a partir da mudança da cor do rio Itabirito. “Temos um grupo de monitoramento e um integrante voluntário notou a turbidez da água na noite de domingo. No dia seguinte, enviamos fiscais para investigar as causas, e eles encontraram a adutora onde houve o vazamento. Já havia funcionários da empresa realizando os reparos”, disse o secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Antônio Marcos Generoso.

Ele reclamou pelo fato de a mineradora não ter lhe relatado o problema que não causou mortandade de peixes e não prejudicou o abastecimento de água.

O secretário manifestou, contudo, preocupação com o assoreamento dos mananciais e reservatórios da região e citou o exemplo de uma pequena central hidrelétrica que foi atingida pelo vazamento

Segundo a Vale, o incidente foi de baixa magnitude. Em nota, a mineradora informou que o duto é parte da estrutura da mina de Fábrica, cuja sede fica em Congonhas, e que o problema foi identificado na última segunda-feira (13). “O vazamento foi contido de imediato e os esclarecimentos aos órgãos ambientais foram prestados no mesmo dia. Todas as ações para mitigação já foram adotadas, e as causas do evento estão sendo apuradas”, informou.

Foto: Secretaria Meio Ambiente de itabirito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *