Vale e UFOP inauguram laboratórios em Ouro Preto

20 de maio de 2017 - 23:27 | por Redação
Vale e UFOP inauguram laboratórios em Ouro Preto
Educação
0

O Instituto Tecnológico Vale e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) inauguraram nesta quarta-feira (17/5), uma nova estrutura denominada “Parque Laboratorial do Instituto Tecnológico Vale – ITV”, localizado no campus da Escola de Minas da UFOP, na cidade de Ouro Preto (MG). O laboratório será a base para o desenvolvimento de novas tecnologias que vão apoiar a mineração do futuro.

Ocupando um terreno de 680 metros quadrados e com área construída de 1,2 mil metros quadrados, em dois pavimentos, a unidade é resultado de um convênio de cooperação envolvendo o ITV e a UFOP, assinado em 2013, que prevê a criação de um macro-programa de pesquisa para melhoramento do desempenho da concentração de minério de ferro por flotação.

Também faz parte do convênio a possibilidade de investimentos em infraestrutura pelo qual o ITV e a Vale se comprometem a financiar a construção de um prédio, com um novo conjunto de laboratórios, numa área dentro do campus que abriga outros prédios de laboratórios da Escola de Minas da UFOP. O objetivo era otimizar a estrutura de laboratórios para dar suporte ao desenvolvimento das pesquisas conduzidas pelo ITV e pela UFOP. Portanto, a iniciativa vai ao encontro das necessidades do macro-programa de pesquisa.

“A inauguração destes laboratórios dentro do campus da UFOP facilita a interação entre os pesquisadores do ITV e os pesquisadores da UFOP. Vamos estar muito mais próximos, o que facilita que novas ideias e oportunidades possam surgir. Vai ser um enriquecimento mútuo para a Vale e para a UFOP”, afirma Luiz Mello, diretor-presidente do ITV e gerente-executivo de Tecnologia e Inovação da Vale

Para viabilizar a obra, o ITV e a Vale aportaram recursos financeiros no valor de R$ 4 milhões. O parque de laboratórios fica em prédio complementar ao conjunto de edifícios de laboratórios que já existe no campus da UFOP, aproveitando o espaço que havia entre três prédios e seguindo o mesmo padrão arquitetônico. O novo edifício possui 12 salas para laboratório, quatro salas para almoxarifado, uma sala para reunião, uma sala de trabalho, demais estruturas para copa, banheiros, vestiários e outras para abrigar a estrutura de TI.

O ITV será responsável pela instalação dos equipamentos (de Instrumentação e Controle e de Automação) que compõem os dois primeiros laboratórios a serem instalados ao longo de 2017. Até o final do ano, existe a possibilidade de que sejam instalados mais dois laboratórios, sendo um para Preparação de Amostras e outro para as pesquisas na área de tribologia.

Os laboratórios de Instrumentação e Controle e de Automação fazem parte do convênio ITV-UFOP para o curso de mestrado profissional hoje existente, denominado PROFICAM, que já formou uma turma de alunos e está em processo de formação da segunda, com 39 alunos. Atualmente os alunos do curso já utilizam um laboratório de Robótica que o ITV Mineração mantém em sua sede de Ouro Preto. A UFOP poderá usar os novos laboratórios para outros cursos que não integram o convênio com o ITV. Existe a previsão, no convênio da construção do prédio, que o ITV tenha direito a utilizar a estrutura por três anos, a partir da data de entrega da obra. Mas já existem negociações entre as instituições no sentido de que tanto o convênio de cooperação científica e técnica quanto o termo de cooperação que levou à construção possam ser prorrogados. Em longo prazo, a estrutura deverá ser doada para a UFOP, ficando como um legado dessa cooperação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *