Unidade Móvel da Guarda Municipal reforça a segurança da população

25 de julho de 2017 - 00:05 | por Redação
Unidade Móvel da Guarda Municipal reforça a segurança da população
Ouro Preto
0

Estacionar o carro no Centro de Ouro Preto nem sempre é uma tarefa fácil. As ruas estreitas e os poucos espaços para veículos muitas vezes fazem com que os ouro-pretanos dirijam bastante tempo à procura de uma vaga. Além disso, um dos maiores estacionamentos municipais, em frente à Escola Estadual Dom Pedro II, na Rua das Flores, antes era submetido à ação de flanelinhas, os quais costumavam cobrar alto para “cuidar” do veículo. Em fevereiro deste ano a situação mudou. A Guarda Municipal colocou uma Unidade Móvel no local a fim de fiscalizar e proteger a população. A ação tem sido bastante elogiada pelos frequentadores da rua.

Lucinéia Rodrigues trabalha em um comércio em frente ao estacionamento e comenta que quando não existia a base municipal, era complicado cumprir com os ofícios trabalhistas.  “A presença dos flanelinhas intimidava aqueles que passavam no local.  Com a presença dos guardas municipais, melhorou bastante a segurança”.

Uiara Vaz Pena Santos, pedagoga da Escola Dom Pedro II, conta que a estadia da Guarda está sendo bem produtiva.  “Antes, havia muitas desavenças entre os próprios flanelinhas, causando inconveniência. Com a presença dos agentes, a situação mudou. Agora está mais tranquilo caminhar pela região”, comemora.

O aposentado José Geraldo dos Santos, que frequenta o local para realizar compras do dia a dia, elogia bastante a ação dos guardas municipais devido ao fato de poder estacionar o carro e não ser abordado pelos flanelinhas. “Eu, como um frequentador da região, achei muito bom ter a base móvel porque a situação aqui era muito caótica em questão de briga de ponto. Constrangedor não só para os comerciantes, mas também para nós compradores e para os turistas”. Ele espera que a medida se espalhe para outros pontos da cidade.

O comandante da Guarda Municipal, Jonathan Marotta, lembra que a Unidade Móvel faz parte do Projeto Seguro, criado em fevereiro deste ano. Outras ações também estão vinculadas ao programa, como a Patrulha Intensiva no centro da cidade, que acontece nos primeiros 15 dias do mês a fim de evitar roubos e extorsões, e a sustentação da base na Rodoviária, com o intuito de auxiliar turistas e população que chegam e saem da cidade.

A Guarda Municipal foi criada em outubro de 2006 e conta com 39 agentes. Ela é responsável pela administração, planejamento e execução da atividade de proteção a bens públicos e pela realização de policiamento preventivo e disciplinar, além de colaborar com o Estado de Minas Gerais na manutenção da ordem e segurança pública e no controle do trânsito. Marotta conta que, em breve, serão colocadas em prática novas ações em outros bairros da cidade, reforçando ainda mais a proteção dos ouro-pretanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *