Tradição culinária resgata a história de Gesteira

26 de janeiro de 2017 - 20:07 | por Patrícia Botaro
Tradição culinária resgata a história de Gesteira
Sociedade
0

Nada mais agradável do que resgatar a tradição e a história de uma região por meio da culinária. Os sabores, aromas e as lembranças de certas comidas sempre trazem boas recordações do passado. Pensando nisso, a Fundação Renova, sob a coordenação da consultora Mara Fantini realizou no dia 24 de janeiro, a oficina de culinária de Gesteira, distrito de Barra Longa, reunindo cerca de nove cozinheiras, moradoras da comunidade, que há anos exercem a arte da cozinha.

Essa oficina, que faz parte do Programa de Resgaste da Cultura Imaterial da Renova, trouxe para a prática três receitas tradicionais da comunidade, passada de geração em geração: o “tropeirinho de Gesteira”, o “arroz-doce com rapadura” e a “pipoca de polvilho”. A oficina foi uma ocasião especial em que as participantes puderam trocar dicas sobre cada receita, além de ser um momento de integração social, descontração e uma forma de aprimorarem e transmitirem os seus conhecimentos. A Renova foi a responsável por propiciar toda a estrutura da oficina e fornecer o material necessário para a preparação dos pratos.

No final do dia, com as receitas já prontas, em cima do fogão de lenha, a comunidade foi convidada a participar da degustação dos pratos. O evento foi finalizado com uma animada e gostosa roda de conversa com crianças, jovens e idosos saboreando os seus pratos típicos que os levaram a recordar e a contar as suas muitas histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *