Todos os sotaques da língua portuguesa

6 de maio de 2017 - 01:07 | por Sergio Sanches
Todos os sotaques da língua portuguesa
Arte
0

Uma leitura de Valter Hugo Mãe em diversos sotaques para comemorar o dia internacional da Língua Portuguesa

De quantos sotaques é feita a Língua Portuguesa? A partir da leitura do livro infantil de Valter Hugo Mãe O paraíso são os outros (Cosac Naify), o diretor Miguel Gonçalves Mendes tenta responder a essa pergunta. O livro, do autor que nasceu em Angola, mas cresceu em Portugal, trata, do ponto de vista de uma menina, sobre as diferentes formas de amar.

Para assinalar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a Porto Editora aliou-se ao realizador Miguel Gonçalves Mendes na publicação de “Sotaques”, um vídeo que celebra a diversidade da língua portuguesa no mundo através da leitura de “O Paraíso são os outros”, de Valter Hugo Mãe.

O vídeo foi concebido pelo cineasta, responsável por projetos como José e Pilar e Autografia, e os registos de áudio e vídeo foram efetuados na volta ao mundo que empreendeu durante o ano de gravação de “O Sentido da Vida”, o seu novo filme (com estreia prevista em 2018).

Nesta leitura de “O Paraíso são os outros” encontramos pessoas de Cochim, Goa, Damão, Diu, Macau e outras, a que mais tarde, e já em Lisboa, se juntaram diferentes sotaques de pessoas provenientes de países africanos de língua portuguesa, de Timor-Leste, do Brasil e várias zonas de Portugal.

Numa viagem que reflete a diversidade da nossa língua, os leitores dão voz ao estilo singular de Valter Hugo Mãe e à sua personagem principal, uma menina fascinada pelo amor, que usa a imaginação para antever e descobrir o que é a felicidade.

“Sotaques” será cedido gratuitamente ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, atualmente em obras de reconstrução, após o grande incêndio de 2015. No futuro, e no seguimento deste mesmo projeto, será publicado um minidocumentário sobre a forma como as diferentes culturas vivem, no seu quotidiano, a Língua Portuguesa.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *