Subcomitê do Rio Itabirito avalia Expedição Rio das Velhas

19 de julho de 2017 - 00:03 | por Redação
Subcomitê do Rio Itabirito avalia Expedição Rio das Velhas
Ambiente
0

Integrantes do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito promoveram mais uma reunião Ordinária, na última quinta-feira (13/07), no Parque Ecológico. Durante toda a manhã, conselheiro e integrantes da sociedade civil discutiram vários assuntos pertinentes à preservação das nascentes e da bacia do rio Itabirito.

O presidente do Subcomitê do Rio Itabirito e secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Generoso, conduziu o encontro e destacou as ações da Secretaria  de Meio Ambiente em fiscalizar as denúncias de degradação do rio Itabirito surgidas na reunião como o corte de matas ciliares e descarte de lixo às margens dele e nos córregos.

Os integrantes do Subcomitê avaliaram como muito positiva a reunião, ocorrida entre o Comitê da Bacia do Rio das Velhas e os outros Subcomitês, realizada no início do mês em Belo Horizonte, na qual foram tratadas ações conjuntas para o combate à degradação e consequente preservação dos rios.

O presidente da ONG Águas do Acuruí, Odilon de Lima, elogiou a iniciativa como forma de trocar experiências , pois os desafios e os objetivos são os mesmos. “Foi uma ótima oportunidade para apresentarmos os nossos trabalhos, que levaram à limpeza do Rio Itabirito, além de termos tomado conhecimento de outros exemplos exitosos”, comentou.

A gerente da Estação Ecológica de Aredes, Andreia Almeida, falou sobre a posse do Conselho Consultivo da Estação, que vai acontecer na Câmara municipal no dia (28/07). Ela destacou a importância da reserva ecológica por causa dos seus sítios arqueológicos, que precisam ser preservados a todo custo.

O grupo também avaliou como muito exitosa, a expedição promovida pelo projeto Manuelzão, no mês passado, na qual ambientalistas desceram de barco o rio das Velhas, partindo do distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto até Santa Luzia para monitorar a situação dele e seus afluentes;

O presidente Generoso Cotta reconheceu as conquistas, mas afirmou que há muito ainda a ser feito no combate à degradação do meio ambiente. “Precisamos intensificar os trabalhos de educação ambiental para que as pessoas não joguem lixo nos rios, pois infelizmente, foi constatado de forma intensa o descarte de pneus e de eletrodomésticos pelos membros da expedição”, alertou.

Ele ressaltou que a equipe de fiscais da Secretaria tem feito um rigoroso trabalho de apurar todas as denúncias e autuar com rigor os infratores. “Não seremos tolerantes com os poluidores e vamos notificar todas as empresas que por ventura jogarem dejetos no rio”, garantiu o secretário Generoso.

Integrante do Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Guaicuí, Jackson Azevedo, com o secretário Generoso Cotta

Os integrantes do Subcomitê comemoraram que o rio Itabirito se encontra hoje em dia bem mais limpo e isso é muito positivo, pois demonstra que as empresas não estão jogando rejeitos nele. Eles se comprometeram a continuar fiscalizando e desenvolvendo ações propositivas em prol da bacia hidrográfica da região.

A reunião recebeu também a visita do integrante do Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Guaicuí, Jackson Azevedo.

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito foi instituído pelo CBH Rio das Velhas no dia 12 de maio de 2006 e tem atuação na bacia hidrográfica do Rio Itabirito, que integra grande parte do território do município de Itabirito e parte de Ouro Preto. Ele tem composição paritária entre o Poder Público Municipal, Usuários de recursos hídricos e Sociedade Civil Organizada.

As reuniões ordinárias acontecem toda a “segunda” quinta-feira do mês no Parque Ecológico de Itabirito e são abertas ao público.

19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *