Sarau cultural entusiasma presentes na Biblioteca Pública

26 de agosto de 2017 - 17:50 | por Sergio Sanches
Sarau cultural entusiasma presentes na Biblioteca Pública
Arte
0

A Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito, com patrocínio da Mineradora SAFM e por meio da união das equipes da Biblioteca Pública Municipal e da Divisão de Memória e Patrimônio, promoveu a 4ª edição do Projeto Cultural Inverno Literário, em forma de um animado sarau, tendo como tema “Um rio, uma vila, muitas histórias”. O projeto aconteceu, na noite do último sábado (19/08), na Praça da Leitura da Biblioteca Pública.

A noite foi marcada por lançamento de livros e “bate-papo” com os escritores Walter Taveira, que apresentou sua obra – “A História Tricentenária do Alto do Rio das Velhas: da nascente a Itabirito e Rio Acima”, Alenice Baeta, Luis Fernando Climaco e Kézia Martins, autores da obra “Aredes: recuperação ambiental e valorização de um sítio histórico-arqueológico”.

O escritor Walter Taveira, elogiou a iniciativa, pois ela permite que a população conheça um pouco mais da riqueza cultural do município. Ele acredita que eventos multiculturais como esse são fundamentais para disseminar a arte de ler. “A Prefeitura está de parabéns por promover um evento que alia música, literatura, vídeo e gastronomia, em um espaço culturalmente tão rico como a Biblioteca Pública”, disse.

Os autores falaram dos prazeres e das dificuldades de escrever e ressaltaram nos livros a riqueza tanto ambiental como do patrimônio cultural de Itabirito. Um dos pontos altos do sarau foi a declamação de poemas, como o de autoria de Manoel de Barros, “Bernardo é quase árvore”, apresentado pela servidora pública Alzira Biciate, que foi muito aplaudida. Ela declarou ser uma grande entusiasta deste tipo de evento cultural. “Devemos incentivar ao máximo o contato das pessoas com a literatura e esse sarau faz isso muito bem”, afirmou.

O livro Aredes, patrocinado pela Mineradora SAFM foi doado para a Biblioteca, para as redes de ensino do município e para as instituições educacionais representadas: UFMG, UFOP, SENAI Itabirito – Sistema FIEMG, dentre outras.

Houve ainda apresentação musical, premiação das fotografias do Projeto – Pelos Caminhos da Memória: roteiro fotográfico em Itabirito, sessão de autógrafos, dramatização e por fim um animado café musicado.

A diretora da Biblioteca Pública, Mariza Barros Tassar de Almeida, explicou que o sarau busca promover a leitura, o livro e a biblioteca de forma lúdica, além de demonstrar que por meio da literatura e das várias linguagens da arte se transmite o conhecimento. “Este tipo de evento é importante para unir as pessoas que tem em comum o amor pela arte e apreço pelas manifestações populares e pelo patrimônio histórico, artístico e cultural de nossa cidade

Além dos participantes, o sarau também chamou a atenção dos transeuntes, pois muitos pararam para ouvir as declamações, que aconteceram na parte de fora da Biblioteca Pública.

O diretor de Cultura, José Carlos Oliveira, acredita que o evento atingiu seu objetivo de promover a leitura e a educação patrimonial e histórica do município, por meio das artes, da poesia e da literatura. “Queremos sensibilizar a população para a leitura e por meio dela a disseminação da cultura, da preservação e da conservação de nosso patrimônio histórico e o Projeto Inverno Literário vem cumprindo bem esse papel”, finalizou.

O Sarau é parte do Programa de Incentivo à Leitura da Biblioteca e teve como objetivo estimular a apreciação da poesia, a valorização do Patrimônio Cultural de nossa região e acima de tudo despertar a importância do ato de ler.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *