Santa Bárbara é finalista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas

9 de maio de 2017 - 13:52 | por Patrícia Botaro
Santa Bárbara é finalista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas
Santa Bárbara
0

O Município de Santa Bárbara é finalista nos eixos Social e Educação do VII Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública e já está entre os três melhores nestas categorias, com os projetos “Núcleo de Apoio à Família – A família como centro de atenção social” e “Movimento Empreeducar: educação empreendedora e cooperativismo”. A premiação é promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

O objetivo é estimular os agentes políticos dos municípios de Minas Gerais para contribuírem na modernização da gestão pública, bem como na melhoria dos serviços públicos, no que diz respeito à qualidade.

De acordo com a AMM, o prêmio dá reconhecimento aos municípios que se destacaram na melhoria gerencial, no caminho da inovação, redução de custos, qualidades dos serviços e satisfação dos cidadãos, valorizando os projetos e as ideias.

Além disso, a premiação quer mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, fazendo com que os projetos de políticas públicas bem sucedidos sejam transformados em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos e que colaborem tanto para o desenvolvimento municipal quanto para a qualidade de vida da população.

No dia 10 de abril, Santa Bárbara recebeu a visita da comissão julgadora, que veio ao Município conhecer e avaliar o funcionamento dos projetos. O prêmio será entregue no dia 10 de maio, durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios.

Eixo Social

O Núcleo de Apoio à Família (Naf) é uma prática de gestão implantada na área de maior vulnerabilidade social da cidade, a fim de abrigar diversos subprojetos sociais, que garantem capacitação, qualificação profissional, condições de autogestão econômica, além de auxílio alimentação e concessão de benefício financeiro. Em 2016, foram realizados 27.403 atendimentos a mais em comparação a 2015, o que retrata a potencialização do enfrentamento à pobreza, assegurando a família como centro de atenção social.

Eixo Educação

O Movimento Empreeducar está dentro de uma proposta de educação integral, capaz demobilizar, despertar vontades e valores e quebrar paradigmas. O objetivo é transformar a escola num lugar ideal para a construção de conhecimento e formação empreendedora, em um sentido amplo, garantindo uma gestão eficaz com estratégias e abordagens que nortearão o trabalho dos educadores envolvidos no processo. Assim sendo, assegura a unicidade e a coerência na implantação e na avaliação dos resultados alcançados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *