Quase mil exames em duas campanhas de prevenção em Saúde

15 de julho de 2017 - 01:02 | por Redação
Quase mil exames em duas campanhas de prevenção em Saúde
Santa Bárbara
0

Os resultados serão repassados à Secretaria de Saúde para serem entregues aos pacientes entre 30 e 60 dias

O Município de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Cristiano Varella, e patrocínio da mineradora da AngloGold Ashanti fez, durante esta semana, uma grande campanha contra o câncer de mama, câncer do colo do útero e câncer de próstata, realizando um total de 410 exames entre preventivo (89), mamografia (144) e Antígeno Prostático Específico (177).

Somando a campanha de 2016, foram realizados quase mil procedimentos de prevenção em saúde. O objetivo é incentivar homens e mulheres a se prevenirem.

A estrutura da carreta-consultório da Fundação Cristiano Varella que ficou estacionada na Praça da Estação do dia 10 de julho até hoje (14), conta com três consultórios ginecológicos para exames preventivos, copa e sala de mamografia. Os públicos alvos para a campanha foram mulheres de 50 a 69 anos (câncer de mama), mulheres de 25 a 69 anos (câncer do colo do útero) e homens acima de 45 anos (câncer de próstata).

A Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e o Controle de Câncer conta com equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de laboratório e técnico de radiologia. Além dos exames, agendados com antecedência, e, gratuitamente, nos postos de saúde, foram proferidas palestras sobre as prevenções.

De acordo com a enfermeira da Fundação Cristiano Varella, Elidiane Piller, os dois últimos dias foram os mais movimentados. Segundo ela, a estadia na Cidade valeu o trabalho de conscientização não somente no que diz respeito à prevenção, mas também para detecção do câncer o mais rápido possível. “O diagnóstico precoce dá mais chance de cura, mais chance de vida”, frisou.

O prazo para repasse dos resultados dos exames à Secretaria de Saúde é de 30 a 60 dias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *