Prefeitos desenvolvem juntos o Castramóvel e projetos energéticos

10 de agosto de 2017 - 02:21 | por Redação
Prefeitos desenvolvem juntos o Castramóvel e projetos energéticos
Congonhas
0

Durante a 70ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), os prefeitos das cidades consorciadas e seus assessores discutiram, entre outros assuntos, a Chamada Pública de projetos, como o energético, o Castramóvel e o funcionamento da Fazenda Modelo. Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paraopeba (Amalpa) e Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (ECOTRES) somam forças ao CODAP.

Estiveram presentes à reunião, realizada na última segunda-feira, 7, o prefeito de Congonhas e presidente do Codap, Zelinho; o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus; o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Roberto Vaz; o secretário executivo do CODAP, Rodolfo Gonzaga da Silva e equipe; o secretário executivo da Amalpa, Vicente Faria; e o secretário executivo do ECOTRES, Luiz Cláudio Grossi.

Um dos pontos da pauta foi a Chamada Pública de Projetos, como o de contratação de empresa de serviço especializado em engenharia para elaboração de diagnósticos energéticos e projetos de eficiência e, ainda, gestão pública dos recursos aprovados na concessionária/permissionária de energia elétrica dos municípios integrantes do consórcio.

Também foi discutido projeto Castramóvel, que possibilitaria realizar campanhas de esterilização em massa de caninos e felinos, através de unidade móvel nos municípios do CODAP. A maioria destas cidades consorciadas apresenta problemas com o número de animais de rua. A castração é uma forma de conter esse aumento e evitar inclusive problemas de saúde pública. Os recursos são disponibilizados por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual, Glaycon Franco, no valor de cerca de R$ 160.000,00.

Sobre o andamento do Centro de Referência de Agricultura Familiar em Territórios Mineradores, o secretário Executivo do CODAP, Rodolfo Gonzaga, informou que haverá uma reunião no próximo dia 18 deste mês, em que será abordado o Termo de Convênio com a EMBRAPA e outras parcerias para que este entre em atividade. Uma delas é compostagem, que deverá ser desenvolvida nesta fazenda modelo, localizada na Fazenda de Carreiras, de propriedade da Gerdau, em Ouro Branco, em parceria com ECOTRES, segundo seu secretário executivo, Luiz Cláudio Grossi.

Os prefeitos comentaram ainda sobre o interesse dos municípios de Brumadinho, Ouro Preto e Mariana em ingressarem no Codap.

Outro ponto da pauta de discussão foi Orçamento do consórcio para 2018. Ficou definido que será agendada uma reunião ainda este mês para ser discutido este assunto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *