Pré-Conferência de Saúde de Itabirito é realizada com grande presença de público

31 de maio de 2017 - 22:59 | por Redação
Pré-Conferência de Saúde de Itabirito é realizada com grande presença de público
Itabirito
0

Encontros fazem parte da fase preparatória para 10ª Conferência

As pré-conferências de saúde, que antecedem a 10ª Conferência Municipal de Saúde, foram realizadas entre os dias 22 e 31 de maio, em Itabirito.  No total, foram realizados sete encontros com representantes de entidades e comunidade, que abrangem todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive Acuruí e São Gonçalo do Bação, e um encontro específico para os profissionais atuantes na área.

O objetivo dos encontros é promover um diálogo com a população, levantando propostas que serão votadas na Conferência, assim como a escolha dos delegados que terão voto no encontro e que participarão do Conselho Municipal de Saúde nos próximos dois anos. Na oportunidade, também foi explicado o tema da Conferência, que este ano é “Financiamento do SUS e a importância do autocuidado”.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de saúde, Wolney de Oliveira, a finalidade é ter um momento mais próximo com a população para conhecer suas necessidades. “Estamos aqui para ouvir e entender as reais demandas da comunidade e, assim, atender, da melhor forma possível, os moradores de Itabirito. As propostas votadas na Conferência nortearão as políticas públicas nos próximos quatro anos, compondo o plano municipal de saúde e o plano plurianual do município. Por isso, é importante a participação da população”, ressaltou.

Para a representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Regina Ribeiro Peixoto, o momento foi importante. “É muito válido, pois é uma oportunidade que os gestores têm de orientar e ouvir a população. É uma troca muito boa e que traz resultados positivos”, disse. A representante da Ascito, Jennifer Thaís Santos também aprovou a iniciativa. “Fiquei conhecendo melhor como funciona o financiamento da saúde pública e também os programas de qualidade de vida da Prefeitura que ainda não conhecia. Além disso, pude expor as situações que temos conhecimento por nosso trabalho”, completou.

A 10ª Conferencia Municipal de Saúde será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho, no IFMG.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *