Plano Diretor: diagnóstico preliminar é apresentado na 2ª audiência pública

22 de novembro de 2017 - 21:52 | por Redação
Plano Diretor: diagnóstico preliminar é apresentado na 2ª audiência pública
Itabirito
0

Entre os dias 5 e 13 de dezembro, serão realizadas oficinas de planejamento participativo nos distritos e na sede municipal, dando prosseguimento à 2ª audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor de Itabirito realizada no dia 16 de novembro.

No plenário da Câmara Municipal,  foi apresentada e discutida a versão preliminar do diagnóstico situacional do município, com representantes do poder público, arquitetos, engenheiros civis e moradores de diversos bairros e localidades.

“O trabalho de revisão do Plano Diretor está seguindo o cronograma estabelecido no plano de trabalho junto à Prefeitura. A gente tem avaliado como muito positiva a participação da população, tanto na primeira audiência pública como na segunda”, destacou a arquiteta e urbanista Ana Carolina Soraggi, do Instituto de Estudos Pro-Cidadania (Pro-Cittá), que coordena os trabalhos.

Nesta 2ª etapa, a população teve a oportunidade de conhecer detalhes do diagnóstico preliminar, que abordou as dimensões socioeconômica, técnico-produtiva, geoambiental e urbanística. A próxima audiência pública deve acontecer no mês de janeiro.

“É de grande importância. Penso, inclusive, que a sociedade civil tem que se organizar para aproveitar esses momentos. Esse documento que vai ser originado aqui é a própria constituição municipal”, exaltou Odilon de Lima, do distrito de Acuruí. “Agora, vou visitar as pessoas que conheço que têm mais contato social, vou incentivar a participação na oficina no Acuruí”, completou.

Oficinas nos distritos e na sede

As oficinas de planejamento participativo serão realizadas entre os dias 5 e 13 de dezembro, nos distritos de Acuruí (Associação Comunitária) e São Gonçalo do Bação (Sede Regional), na URBE-DU BR-040/Água Limpa (Sede do Monumento Natural Serra da Moeda), Córrego do Bação (Associação Comunitária), Ribeirão do Eixo (Associação Comunitária) e sede (Cine Teatro Pax). Nestes momentos, a população itabiritense poderá debater e apresentar sugestões relacionadas aos temas da cidade.

“Apresentado o diagnóstico e discutida a evolução do município de Itabirito nestes anos em vigor do Plano Diretor, chegou o momento de pensarmos no futuro, e este é o trabalho nas oficinas de planejamento urbano que acontecerão nos distritos e na sede. Ouvir a população e estruturar o planejamento para os próximos dez anos, de forma a propiciar desenvolvimento e qualidade de vida para a população itabiritense”, detalhou o secretário de Urbanismo, Marco Aurélio Rocha.

A participação popular também acontece por meio do email pditabirito@gmail.com e do site da Prefeitura de Itabirito, no qual estão reunidas as informações sobre o processo. A revisão tem coordenação e consultoria técnica da Pro-Cittá, supervisão da Prefeitura, acompanhada pelo Conselho Municipal de Política Urbana, e o trabalho de fiscalização fica a cargo do Ministério Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *