Patrimônio cultural ao alcance de todos

16 de agosto de 2017 - 00:07 | por Redação
Patrimônio cultural ao alcance de todos
Ouro Preto
0

Alunos do curso de Conservação e Restauro do IFMG promovem mostra sobre trabalhos de conclusão de curso, tornando acessíveis informações sobre o patrimônio cultural à comunidade de Ouro Preto

Nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, será realizada a abertura da “Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso”, promovida pelo curso de Tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG – Campus em Ouro Preto. O evento será realizado às 17 horas, na Casa do Folclore, em Ouro Preto.

Em seus trabalhos, os alunos desvendam o interior de edificações e revelam particularidades de fachadas, elementos urbanos (chafarizes e pontes), praças e caminhos, quando elaboram os dossiês de conservação e restauro, análises históricas e estilísticas, inventários e dossiês de tombamento.

A exposição ficará aberta até o dia 31 de agosto e integra as atividades da ¨6º Jornada do Patrimônio de Minas Gerais”, proposta pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), que tem como tema  “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”.  O objetivo é democratizar as informações dos bens patrimoniais, por meio da disponibilização de documentos e registros guardados dentro de instituições e casas, como projetos arquitetônicos, documentação técnica em geral, álbuns de família, documentação fotográfica histórica, principalmente aqueles que ofereçam uma visão pouco comum dos bens protegidos, como o interior das edificações.

Com a 6º Jornada do Patrimônio, surgiu a oportunidade de retirar esses trabalhos das prateleiras do IFMG e apresentá-los para a comunidade de Ouro Preto. Assim, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o curso de tecnologia em Conservação e Restauro propõe esta mostra, tornando acessíveis essas informações do patrimônio cultural da cidade que, afinal, pertencem a todos.

A Casa do Folclore fica na Praça Antônio Dias, nº28, em Ouro Preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *