Orquestra Ouro Preto Grava DVD Música para Cinema

16 de agosto de 2017 - 08:02 | por Sergio Sanches
Orquestra Ouro Preto Grava DVD Música para Cinema
Arte
0

Nos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, a Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo realiza concerto de gravação do DVD Música para Cinema. A gravação será realizada no Largo do Rosário, em Ouro Preto. Em ambos os dias, a gravação terá início às 17h.

O projeto nasceu há dois anos, com a finalidade de promover uma homenagem ao cinema, ao contar parte da história da sétima arte através da música. Agora, Música para Cinema ganha versão em CD e DVD.

E o que seria do cinema sem a música, ou da música sem o cinema? Rodrigo Toffolo, regente titular e diretor artístico da Orquestra Ouro Preto, conta que o cinema apresentou para o mundo uma série de músicas e canções que há muito fazem parte de nosso imaginário. “Quando pensamos em Casablanca, um clássico do cinema hollywoodiano, é difícil não nos lembrarmos da célebre performance do personagem Sam, interpretado pelo grande Dooley Wilson, em uma icônica versão de As Time Goes By. Isso demonstra não só o poder do som como cápsula de memória, mas como preponderante na própria narrativa cinematográfica e na construção de histórias que se tornaram um marco em nossa cultura”, comenta Toffolo.

Além de As Time Goes By, o público terá a oportunidade de conferir versões orquestrais de temas de filmes como A Noviça Rebelde, Cinema Paradiso, O Carteiro e o Poeta e boa parte da obra de Charles Chaplin, em um cenário cinematográfico, formado pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e de todo o conjunto arquitetônico que integra o centenário Largo do Rosário.

O CD e o DVD Orquestra Ouro Preto – Música para Cinema, serão lançados no mês de novembro.

Orquestra Ouro Preto convida Cristian Budu

Já no dia 23 de agosto, às 20h30, a Orquestra Ouro Preto faz concerto no Theatro Municipal – Casa da Ópera, convidando o premiado pianista brasileiro Cristian Budu.

Considerado um dos maiores expoentes de sua geração, o pianista Cristian Budu vem, desde muito jovem, conquistando importantes prêmios. Entre eles destacam-se o Concurso Nelson Freire, o Programa Prelúdio da TV Cultura e o Concurso Clara Haskil, este último em 2013, consagrando-o como o primeiro brasileiro a receber o mais importante concurso de piano da atualidade.

Ao lado da Orquestra Ouro Preto, Budu executa obras de W. A. Mozart (1756 – 1791) e F. Chopin (1810 – 1849).

O concerto tem entrada gratuita, com senhas distribuídas, uma hora antes da apresentação, mediante a troca pelos produtos listados abaixo, que serão doados ao Lar São Vicente de Paula.

Produtos para troca: esparadrapos, fita micropore, pacote de gazes, fraudas geriátricas (tamanhos G e Extra G), luvas de procedimento (tamanhos P e M). Alimentos: feijão, arroz, óleo, leite desnatado, açúcar, adoçante.

A Orquestra Ouro Preto é patrocinada pela SulAmérica, Vale, Aliança, CBMM e Gasmig.

Fotos: Íris Zanetti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *