Olimpíadas de Matemática de Itabirito: iniciativa dá resultados

12 de setembro de 2017 - 21:06 | por WWFA
Olimpíadas de Matemática de Itabirito: iniciativa dá resultados
Itabirito
0

Quando o assunto é matemática, Itabirito é nota 10! A cidade promoveu mais uma edição das Olimpíadas de Matemática de Itabirito (OMI), no dia 12 de setembro, para os alunos das escolas municipais (do 6º ao 9º ano).

A OMI é um programa criado pelo ex-medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemáticas das Escolas Públicas (Obmep), Felipe Baldi, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal. “Todo o meu caminho acadêmico começou com a Olimpíada de Matemática. Retribuir significa dar a mesma oportunidade que eu tive aos alunos de Itabirito. A melhor forma de retribuir seria apostar naquilo que foi capaz de despertar meu potencial. A olimpíada de matemática mudou a minha vida e tenho certeza que também já começou a mudar a dos alunos que participam”, afirmou Baldi. Este ano, a OMI também é organizada por duas medalhistas e ex-alunas do projeto, Fernanda Luísa e Sabrina Geralda.

As aulas são realizadas aos sábados, no Centro Educacional Municipal de Itabirito (Cemi). O objetivo da OMI é incentivar a Obmep por meio da preparação dos estudantes que se destacarem na competição municipal. A primeira fase da Obmep é usada como primeira fase da OMI. Assim, todos os alunos que se classificaram para a segunda fase da Obmep, também se classificaram para a segunda fase da OMI. Dividida em dois níveis, a competição é composta por alunos do 6º e 7º anos e, o segundo nível, pelos alunos do 8º e 9º anos. Realizada por mais de 2 mil alunos em sua 3ª edição, apenas 116 alunos foram selecionados para realizar a segunda fase da OMI.

 

Resultados

Segundo Baldi, a iniciativa gerou resultados expressivos. “Analisando os resultados da OBMEP ao longo dos anos, no nível 2, em 2014, antes da criação da OMI, Itabirito conquistou apenas duas medalhas. Após a criação da OMI, em 2015, o número de medalhas foi aumentado para cinco. Já em 2016, Itabirito conquistou nove medalhas somente no nível 2! Ao todo, neste mesmo ano, a cidade conquistou 14 medalhas, número recorde no histórico da OBMEP em Itabirito”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *