Nova Unidade de Atenção Primária à Saúde é inaugurada em Congonhas

30 de julho de 2017 - 02:22 | por Redação
Nova Unidade de Atenção Primária à Saúde é inaugurada em Congonhas
Congonhas
0

A comunidade do Alto Maranhão, em Congonhas,  tem o que comemorar: na noite desta sexta-feira, 28, foi entregue o novo prédio da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do distrito, com uma estrutura completa para atendimento à prevenção e promoção da saúde. O Governo Municipal tem investido na localidade, que ainda será contemplada com um ginásio poliesportivo e um campo de futebol, além da restauração da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. Recentemente, foi entregue as chaves da capela velório. Já em 2015, a estrada que liga o distrito à sede do Município recebeu calçamento de piso intertravado.

Além da população, participaram da solenidade o prefeito Zelinho; o vice-prefeito, Arnaldo Osório; o secretário municipal de Saúde, Rafael Geraldo Cordeiro; a secretária municipal de Obras, Rosemary Aparecida Benedito; o deputado federal, Marcus Pestana; o deputado estadual, João Vitor Xavier; vereadores; o responsável técnico da Enprol Engenharia e Projetos Ltda., Heitor Cambraia Guimarães; o presidente da Associação de Moradores do Alto Maranhão, Demísio do Carmo; a represente da comunidade, Maria da Paz; e o morador mais antigo do distrito, Geraldo Pereira Pinto. Estiveram presentes, ainda, o Cônego Geraldo Francisco Leocádio, que abençoou o prédio, e o pastor Moisés Pereira Gomes. A Corporação Musical Nossa Senhora d’Ajuda e a cantora Carmem Célia se apresentaram.

O prefeito Zelinho destacou que o Governo Municipal atendeu à diversos pedidos dos moradores do distrito. “Há cinco anos a comunidade fez várias reivindicações para o Alto Maranhão. A primeira foi o calçamento da estrada, que concluímos. A unidade de saúde, que agora estamos inaugurando. Pediram também um campo de futebol, que estamos finalizando, colocando grama esmeralda, vestiário de qualidade e iluminação. Pediram um ginásio poliesportivo que devemos entregar em agosto. Também asfaltamos o distrito e entregamos a capela velório. Aqui, 100% das reivindicações foram atendidas. Estou muito emocionado de estar aqui no Alto Maranhão, entregando a UAPS para essa comunidade. É uma conquista de vocês, e um dever nosso”, disse. O chefe do executivo também agradeceu a parceria com o deputado federal, Marcus Pestana, que começou quando o político era ainda secretário de Saúde de Minas Gerais.

O secretário municipal de Saúde, Rafael Geraldo Cordeiro, frisou que a nova UAPS levará conforto não só para a comunidade, mas também para a equipe. “Congonhas tem avançado muito na saúde. Aqui tem SUS, cada centavo de dinheiro público é bem empregado em benefício do povo. Aqui se faz a prevenção da saúde e, assim, se evita filas de hospitais e agravamento de doenças no futuro. Estamos entregando um casa melhor, mas a equipe e o trabalho serão os mesmos”, disse.

Grande parceiro da Administração Municipal, o deputado federal Marcus Pestana também teve papel nesta conquista: o político, por meio de emendas parlamentares, conseguiu a aprovação da construção de sete unidades de saúde em Congonhas. “O Zelinho está inaugurando sete unidades de saúde como esta para dar dignidade. Valorizem essa conquista.

O presidente da Câmara, Advar Geraldo Barbosa, também frisou o compromisso da Administração Municipal com a comunidade do Alto Maranhão, citando as diversas obras realizadas na localidade. Ele também elogiou os investimentos feitos no Município, principalmente na saúde: “Congonhas tem SUS nas unidades de saúde, na UPA e no Hospital Bom Jesus. Isso é respeito com o dinheiro público”.

Segundo o responsável técnico da empresa Enprol Engenharia e Projetos Ltda., responsável pela obra, Heitor Cambraia Guimarães, o resultado previsto foi alcançado: “Trabalhamos para que o resultado fosse este: uma obra bonita e que trará beneficios para os moradores do Alto Maranhão”.

O presidente da Associação de Moradores do Alto Maranhão, Demísio do Carmo, disse que é gratificante ver o empenho da Administração Municipal. “Agradecemos ao prefeito Zelinho por nos valorizar. Ficamos muito agradecidos por esta grande obra  inaugurada, nossa comunidade está bem servida. Acompanhei esta obra e o Alto Maranhão merecia”, destacou.

Moradora do distrito, Maria da Paz ressaltou a alegria da comunidade em receber o novo prédio da UAPS e os investimentos do Governo Municipal na saúde. “Na minha geração era muito difícil, quando alguém adoecia, tinha que procurar uma pessoa para levar ao hospital, não existia acompanhamento. Vemos um avanço gradativo. Parabenizo nossa comunidade por receber esta estrutura. Quando chegamos na unidade somos muito bem recebidos e atentidos. Presenciamos um esforço da gestão, principalmente na saúde”, completou.

Dona de um restaurante próximo à UAPS, Selma de Souza Reis acompanhou a obra desde o início. “Estou achando maravilhosa! Eu participei dessa construção desde o início. Vi isso aqui crescer. É muito gratificante!”, conta.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *