No Dia do Músico, Governo de Minas Gerais lança edital do Programa Bandas de Minas

22 de novembro de 2017 - 21:41 | por Redação
No Dia do Músico, Governo de Minas Gerais lança edital do Programa Bandas de Minas
Cultura
0

Aproveitando as comemorações do Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música sacra, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com a Codemig, lançou nesta quarta-feira (22/11), na Cidade Administrativa, o edital do Programa Bandas de Minas 2017.

O programa disponibilizará R$ 1 milhão para a compra de aproximadamente 680 instrumentos para bandas civis de música de Minas Gerais como forma de contribuir para a manutenção e o aperfeiçoamento desta tradicional manifestação artística. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas presencialmente na SEC ou pelos correios até 22 de dezembro. O edital está disponível no site WWW.cultura.mg.gov.br.

 

Minas Gerais, que possui aproximadamente 700 bandas de música.  O  estado tem o maior número de registro deste tipo de banda e celeiro de músicos desta tradição. “Lançar esse edital no dia do músico é muito representativo para nós. A música está na alma de Minas Gerais. O som das bandas de música está sempre presente em nossas memórias, nos alegrando e entusiasmando”, comentou o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo.

O anúncio do Termo de Doação de instrumentos musicais às bandas militares (Polícia e Bombeiros) foi um dos pontos altos do lançamento. O convênio entre a SEC e a Codemig foi ampliado e incluiu, de maneira inédita, a doação de cerca de 200 equipamentos às bandas militares, totalizando R$ 500 mil em investimentos. “As bandas militares são fundamentais na vida do nosso estado. Animam as corporações, e tem uma vida importantíssima no contexto das comunidades. A doação dos instrumentos é uma forma de reconhecer esse papel tão essencial das bandas militares na vida e na cidadania de Minas Gerais”, pontua Angelo

O evento ainda contou com a entrega de instrumentos musicais para a Corporação Musical Braspirense, de Brás Pires, e para a União Musical Nossa Senhora das Graças, de Conselheiro Lafaiete.

 

Fotos: Carlos Alberto/Imprensa MG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *