Museu Casa Guignard promove hoje os Passos de Guignard e Noite de São João

24 de junho de 2016 - 11:00 | por Patrícia Botaro
Museu Casa Guignard promove hoje os Passos de Guignard e Noite de São João
Cultura
0

O Museu Casa Guignard realiza hoje, dia 24, os Passos de Guignard e a Noite de São João em Ouro Preto. O evento homenageia Alberto da Veiga Guignard, passando por diversos locais que marcaram seus passos e inspiraram o artista.

O primeiro dos Passos de Guignard começa pelo Centro, às 15h. A saída é do Museu Casa Guignard, situado à rua Conde de Bobadela, (rua Direita), nº 110. Os seguidores percorrerão o seguinte itinerário: Grande Hotel de Ouro Preto, local de hospedagem de Guignard em temporadas na cidade, e a varanda do hotel, ponto de boemia e de encontro com os amigos. Outro ponto de visita recorrente do artista e que também vai ser cenário do trajeto do dia é a Ponte dos Contos, lugar de trabalho e de inspiração para Guignard, retratado numa série de desenhos.

Depois o grupo segue para o Bar e Restaurante Toffolo, lugar de reunião dos artistas e intelectuais em vista à cidade, onde Guignard também se hospedava. O último local da caminhada é o Muro da Rua Getúlio Vargas, local de contemplação e lazer que também influenciou trabalhos do artista.

O tom das festas juninas começa com a Noite de São João. Às 19h acontece a projeção comentada de obras da série Noites de São João de Guignard, na fachada do Museu Casa Guignard. Às 19h30 tem apresentação da quadrilha de jovens atendidos pela Pastoral do Menor e do Adolescente de Ouro Preto que conta também com a presença do Grupo Candonguêro que traz repertório especial comemorativo para a data.

Para Gélcio Fortes, coordenador do Museu Casa Guignard, a data é carregada de simbolismo que enaltece a histórica cidade mineira.  “Homenagear Guignard e comemorar o dia de São João é contemplar a memória de Ouro Preto. As festas juninas sempre foram momentos muito abraçados pelos moradores do município. Como artista, Guignard absorvia para suas obras a atmosfera peculiar que essa época imprimia à cidade”, disse.

Programação:

15h – Caminhada pelo Passo 6 – Centro

Saída do Museu Casa Guignard (Rua Conde de Bobadela, nº 110) e itinerário pelo:

• Grande Hotel de Ouro Preto, local de hospedagem de Guignard em temporadas na cidade, e a varanda do Hotel, ponto de boemia e de encontro com os amigos.

• Ponte dos Contos, lugar de trabalho e de inspiração para o artista, retratado numa série de desenhos.

• Bar e Restaurante Toffolo, lugar de reunião dos artistas e intelectuais em visIta à cidade, onde Guignard também se hospedava.

• Muro da Rua Getúlio Vargas, local de contemplação e lazer que inspirou trabalhos do artista.

19h – Projeção comentada de obras da série Noites de São João de Guignard, na fachada do Museu Casa Guignard.

19h30 – Apresentação de quadrilha no palco em frente ao Museu.

20h30 – Apresentação musical do grupo Candonguêro no palco em frente ao Museu.

 

Foto: Neno Vianna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *