Morre em BH o ex prefeito de Mariana Roque Camello

18 de março de 2017 - 11:45 | por Sergio Sanches
Morre em BH o ex prefeito de Mariana Roque Camello
Cidades
0

O ex-prefeito de Mariana, Roque Camêllo, de 74 anos, morreu hoje (18) em Belo Horizonte. A causa da morte ainda não foi divulgada pela família.

Empresário, advogado e professor, formado em Letras e Direito pela UFMG, Roque Camêllo é marianense, nascido em berço pobre, chegando a ser engraxate na porta da Catedral da Sé em Mariana.

Cursou Direito em Belo Horizonte onde era professor de Latim e Português. Nesta época, com apenas 18 anos, foi eleito vereador e liderou a vinda para Mariana do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além da instalação da Cemig e da construção da Estrada de Contorno, que salvou o patrimônio cultural.

Estudou no Seminário de Mariana. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). Como voluntário, presidia a Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras e era diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ).

Em 2004, após um pedido de dom Luciano retornou à política como vice-prefeito entre 2004 a 2008. Candidatou-se a prefeito, venceu as eleições e assimiu a prefeitura em 2009. Ficou no cargo até março de 2010, quando foi afastado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com decreto de luto oficial, as bandeiras em frente ao prédio da prefeitura e da Câmara de Vereadores devem ser hasteada a meio mastro. Também devem repetir o gesto bandeiras em repartições públicas, estabelecimentos de ensino e sindicatos.

Velório será na Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, a partir das 15 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *