Monumento Virtudes em Itabirito homenageia os afrodescendentes

11 de julho de 2017 - 19:09 | por Redação
Monumento Virtudes em Itabirito homenageia os afrodescendentes
Cultura
0

A Praça do Rosário ganhou mais um símbolo forte de resistência que eterniza a história da população negra de Itabirito. O Monumento Virtudes foi inaugurado no último sábado, 8 de julho, em homenagem aos afrodescendentes da cidade, que muito fizeram pelo desenvolvimento da cultura, comércio, indústria, prestação de serviços e também no voluntariado na cidade.

O marco referencial teve como objetivo atender a demanda dos moradores do Bairro Tombadouro e valorizar a memória e a história local. “Eu não consigo encontrar palavras para expressar o quanto me senti honrada com este monumento. Homenagear pessoas em vida é raro e tivemos o privilégio de contemplar isso em nossa cidade. A representação negra é uma parte importante da história de Itabirito e também de seu presente, simbolizada, agora, por meio dessa obra de arte”. Revelou Maria de Lourdes Silva Martins Cardoso, que estampou um dos rostos que compõe a escultura.

Ao todo, 20 famílias foram homenageadas na obra de arte. Para o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, “a intenção é inserir cada vez mais obras de arte em Itabirito, de modo a valorizar culturas, expressões e locais como esses. Sem dúvida, a contribuição histórica, social e cultural dos afrodescendentes itabiritense mereciam ser homenageadas”. O vice-prefeito, Wolney de Oliveira, participou da solenidade de inauguração e expressou o seu contentamento ao ver o marco referencial. “Hoje é um dia de muito orgulho para Itabirito. O marco é algo impactante, que representa não só uma homenagem aos afrodescendentes, mas também uma dívida histórica da cidade para com a população negra”.

 

Confeccionada em ferro, Virtudes remete à época do ciclo do ouro, representado pela a coroa e terço dourado, fazendo também uma referência a Nossa Senhora do Rosário e, posteriormente, ao ciclo do ferro e a mineração, representado em todo o monumento e na base com os lingotes de ferro gusa. Para o idealizador da obra, o artista plástico e diretor Municipal de Cultura José Carlos de Oliveira, “Virtudes diz respeito aos valores destas famílias, homens e mulheres fortes, trabalhadores, dedicados à criação dos filhos, destaques no esporte, na cultura, no empreendedorismo dos vários segmentos importantes na cidade. Pioneiros que contribuíram com o desenvolvimento do município, construindo a história desta cidade, que sejam sempre lembrados”.

O projeto foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itabirito e contou com a parceria da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo e da Sociedade de Amigos e Beneméritos de Itabirito (Sabi).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *