“A Midia no Brasil” ocupa Video Canal O Mundo dos Inconfidentes essa semana

20 de maio de 2017 - 01:49 | por Sergio Sanches
“A Midia no Brasil” ocupa Video Canal O Mundo dos Inconfidentes essa semana
Brasil
0

A liberdade de informação é a base de qualquer democracia, ela é fundamental para consolidação da democracia em todo o mundo, no entanto quase metade da população mundial ainda não tem acesso a uma informação livre.

E note que quando fazemos referência à mídia, estamos na verdade nos referindo à todas as suas formas de veiculação, seja ela falada, escrita, televisada e até aquela feita pelos meios virtuais e outros meios que sejam possíveis.

No Brasil ela sofre de deficiências estruturais importantes, deficiências que comprometem o papel da mídia, especialmente porque, no Brasil, a mídia manipula a opinião pública.

A crise política que vivemos é exemplo disso. A imprensa teve um papel decisivo e, em nome da defesa da democracia, atentou contra a democracia e contra valores republicanos; a História ainda vai cobrar essa conta.

Há uma concentração de poder na indústria da informação e toda concentração flerta com o totalitarismo.

Reflexo disso, é que o país encontra-se  na 104ª posição no “Ranking de Liberdade de Imprensa” de 180 países, segundo a  ONG “Repórteres Sem Fronteiras”

O Brasil está mais mal ranqueado que Uganda, Gabão, Timor Leste, Bolívia, Kenia, Libéria, Kosovo, Togo, Moçambique, Peru, Nicarágua, República Dominicana, Guiana, Argentina, Haiti, Nigéria, dentro outros… O país sul-americano melhor ranqueado é o Uruguai em 20º lugar.

A fim de ajudar nessa reflexão, o Portal o Mundo dos Inconfidentes dedica essa semana ao tema Midia no Brasil, com uma série de documentários ao longo da semana.

Assista amanhã, Midia, Poder e Sociedade, dirigido pelo jornalista Aluízio Oliveira, e produzido pela TV Senado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *