Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabirito tomam posse

13 de dezembro de 2017 - 15:14 | por Redação
Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabirito tomam posse
Itabirito
0

O último encontro do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do ano, realizado mno início de dezembro, foi marcado pela posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para o biênio 2017/2019. No total, foram empossados 18 membros efetivos e suplentes representantes do poder público e das entidades civis.

Representando o poder público, foram empossados servidores das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Esportes e Lazer, Patrimônio Cultural e Turismo e da Fazenda. Já a sociedade civil foi representada por membros da Apae, Associação Casa Lar, o Adolescer para a Vida, Coral Canarinhos, Associação das Obras da Paróquia São Sebastião, Fanpaz e Instituto Ciranda da Arte.

A administradora da Associação o Adolescer para a Vida, Ana Paula Braga Pereira, assumiu a presidência do conselho e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo órgão. “Estou no Conselho há quatro anos e temos sido muito atuantes, com muita participação das entidades e do poder público. A criação do Fórum também foi de muita importância para maior integração entre a rede de atendimento à criança e ao adolescente. Então sei que vamos continuar evoluindo cada vez mais”, disse. A secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, assumiu a vice-presidência e relatou que “o Fórum possibilita o reconhecimento de cada entidade, evidencia o caráter público dos serviços ofertados e contribui para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – Suas” .

O CMDCA é ligado à secretaria de Assistência Social e tem a função de normatizar, fiscalizar e deliberar sobre as políticas de promoção, atendimento e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Itabirito. As reuniões são abertas ao público e acontecem nas segundas e terças-feiras de cada mês, às 15h, na sede da Secretaria de Assistência Social.

Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente foi criado em agosto deste ano com o objetivo de promover a integração entre os diversos segmentos que atuam na rede de atendimento às crianças e adolescentes, otimizando e fortalecendo os serviços prestados. Os encontros são realizados mensalmente, nas primeiras quartas-feiras de cada mês.

Em dezembro, o tema trabalhado foi o afastamento da criança e adolescente do convívio familiar e medidas protetivas. A primeira reunião de 2018 será realizada em fevereiro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *