M.AR.T.E. FESTIVAL une Arte, Cultura e Tecnologia em Mariana

16 de julho de 2017 - 19:22 | por Sergio Sanches
M.AR.T.E. FESTIVAL une Arte, Cultura e Tecnologia em Mariana
Arte
0

Evento inédito será realizado de 18 a 23 de julho.

Oficinas, workshops, shows e performances irão discutir as novas relações entre as artes e a tecnologia.

Um evento inédito, idealizado para discutir as novas relações entre as artes, a cultura e a tecnologia, especialmente a Música. Essa é a proposta da primeira edição do M.AR.T.E. Festival – Mostra de Arte e Tecnologia – que será realizado em sua primeira edição no município de Mariana/MG, entre os dias 19 e 23 de julho de 2017, quarta a domingo, com entrada gratuita. A programação inclui mais de 20 atrações entre oficinas, workshops, shows e performances, com curadoria artística de Barral Lima, Carolina Daves, Erick Krulikowski e Henrique Roscoe.  Conta com a parceria do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana / Fórum das Artes 2017. “O festival pretende apresentar ao público intervenções artísticas que mostram as novas possibilidades de interação, onde todos esses elementos se cruzam, se interagem e se transformam”, sintetiza um dos organizadores e curador do evento, Barral Lima, CEO do Grupo UN Music.

Os shows e perfomances terão como foco a música de artistas locais e nacionais, além de performances que misturam música, dança, interfaces de audiovisual e tecnologia. Comandadas pelo músico e artista digital Henrique Roscoe, as performances pretendem mostrar inovações na área da cultura a partir da integração com a tecnologia. Músicos como João Bosco, as bandas mineiras Tianastácia, Falcatrua e Tempo Plástico, o grupo de música latina La Cumbia Negra (SP), os intérpretes Tania Azze, e Felipe de Oliveira, entre outros, se revezarão de quarta a domingo, em dois palcos montados nas praças de Mariana. 

O M.AR.T.E. ainda tem agregado à sua programacao o Canta Mariana – Festival da Cancao de Mariana, um concurso que teve inscrições encerradas no dia 18 de junho e irá premiar as melhores composições, entre 20 selecionadas de compositores de todo o pais, de varios estilos. O Canta Mariana será realizado com duas semifinais que irão acontecer na quinta e sexta, 20 e 21/7, com as 20 selecionadas, e uma final no sábado, 22/07, com apresentação de 10 canções classificadas. A vencedora será apresentada no encerramento do Festival. Os compositores participantes são: Alcides das Dores Ramos, com Rap pra Burguesinha (Mariana/MG); Alice Rodrigues Angelotti, com Recomeço (Mariana/MG); Camila de Sousa Menezes, com Astronauta (Belo Horizonte); Cleidson de Paula Silva, com Sementes (Belo Horizonte); Daniel Rodrigues, com Bem bolado (Itabirito); Douglas Oliveira de Souza (Douglas Gold), com Mariana City (Mariana/MG); Felipe Saldanha Odier (Mamutte), com Pro mundo girar (Belo Horizonte); Flávio Henrique Alves de Oliveira, com Era uma voz (Belo Horizonte); Gustavo Henrique Soares Campelo, com Mulher maravilha (Mariana/MG); João Bernardo Neves Rodrigues, com O amor vem de longe (Rio de Janeiro/RJ); Luiz Cláudio Fraga de Carvalho (Cláudio Fraga), com Confissões (Belo Horizonte); Luiza Mardones Gaião, com Pacífico (Ouro Preto/MG); Marcos José Catarina, com Reabolição (Belo Horizonte); Paulo Rodrigo da Silva Ferreira, com Teu sonho (Rio de Janeiro/RJ); Ramon Gonçalves Santos, com Oscilação (Coronel Fabriciano/MG); Renato Costa Villaça, com Flores (Lagoa Santa/MG); Ricardo Rodrigues da Silva (Rick e Riuler), com Perrengue de saudade (Mariana/MG); Simone Costa de Almeida, com Mais um pouco (Sete Lagoas); Wagner Luiz Rocha, com Ao amor depois do amor (Belo Horizonte) e Wlly Mey-lin Cota de Magalhães, com Thom Sorriso (Belo Horizonte).

Entre as oficinas e workshops, o público terá acesso a atividades de formação em Instagram, Youtube, Grafite, Musica Eletronica, e em Audiovisual a partir da proposta de Coberturas Colaborativas, utilizando as redes sociais. A oficina de Direção Artística para Carreiras Musicais, trara ao palco do Teatro SESI de Mariana, 4 artistas selecionados dentre os inscritos, que submeterao sua trajetoria musical ao crivo de Barral Lima, Carlos Eduardo Miranda e Erick Krulikowski com a plateia do teatro aberto para publico ouvinte. “As oficinas e workshops têm como foco principal a juventude de Mariana e região, possibilitando experiências formativas que mesclem os três pilares do evento que é arte, cultura e tecnologia. Entendemos que a interação entre a tecnologia e as artes é uma realidade sem volta. A partir desta percepção, pensamos em criar um festival que pudesse agregar soluções musicais no âmbito cultural, artístico e da comunicação”, explica Barral Lima. As atividades acontecerão de quarta a sábado, no período da manhã e da tarde, no espaço SESI Mariana, com inscrições gratuitas e prévias pelo site do evento www.festivalmarte.com.br/inscricoes.

O M.AR.T.E. Festival é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Oi. Tem o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Mariana; conta com a parceria do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana/Fórum das Artes e do SESI/FIEMG de Mariana. A realização é da UN Music e co-produção da Holofote Cultural. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *