Jair Inácio é tema de exposição na Galeria de Arte do IFMG

5 de dezembro de 2017 - 12:22 | por Redação
Jair Inácio é tema de exposição na Galeria de Arte do IFMG
Cultura
0

A Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto abre nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a exposição “Jair Inácio: o patrimônio em Minas Gerais”, com destaque para o trabalho do artista mineiro, reconhecido por sua relevante contribuição à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.

A mostra integra o 1º Colóquio do Núcleo de Estudos da Arte Luso-Mineira (Nealumi) e contará com telas, documentos e fotos pertencentes aos acervos pessoais de Edson Toledo, Elias Layon e Zenith Inácio (Zinha).

Para Alex Bohrer, professor de história do Campus e um dos curadores da exposição, Jair Afonso Inácio pode ser considerado o maior restaurador do Brasil. “O artista, nascido em 1932, foi um típico autodidata: falava fluentemente sete idiomas e, com seu talento natural, ganhou uma bolsa da Fundação Rockefeller e cursou o Instituto Real da Bélgica. De regresso a Minas, fundou o curso de Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Morreu um dia depois de completar 50 anos, em 1982. Sua vida, inteiramente dedicada às artes do Brasil, foi um testemunho único de amor e zelo pelo nosso patrimônio, razão pela qual o 1° Colóquio do NEALUMI rende-lhe essa singela homenagem”, explica.

A abertura será realizada logo após a primeira palestra do evento, marcada para as 20 horas. A visitação segue até 11 de dezembro. A Galeria Ney Cokda fica na rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *