Itabirito trata 70% do esgoto e adere à recuperação da Bacia do Rio das Velhas

8 de junho de 2017 - 12:49 | por Redação
Itabirito trata 70% do esgoto e adere à recuperação da Bacia do Rio das Velhas
Ambiente
0

Os prefeitos de quinze municípios da região do Alto Rio das Velhas assinaram um termo de adesão ao Programa Revitaliza Rio das Velhas para recuperar e preservar as nascentes e áreas de preservação permanente da região.

O prefeito Alex Salvador e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Generoso Cota, participaram da cerimônia de assinatura e lançamento do programa, ocorrido no auditório da COPASA, em Belo Horizonte, dia 5;

O programa Revitaliza Rio das Velhas é uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas com a Copasa, prefeituras, Governo do Estado e entidades civis, para alavancar a revitalização do rio, de extrema importância para a região metropolitana de Belo Horizonte e de todo o estado de Minas Gerais.

O programa persegue a meta de pescar e nadar no trecho metropolitano do Rio das Velhas.

Para impulsionar as ações serão utilizados os recursos financeiros provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos. Serão investidos na totalidade cerca de 50 milhões pelo CBH Velhas até 2020.

O programa Revitaliza Rio das Velhas terá três focos principais de atuação: tratamento de esgoto; preservação e produção de água e por fim gestão ambiental e participação social.

O prefeito Alex Salvador considerou o Programa como uma medida importante para desenvolver ações ambientais em prol da preservação da bacia. “É necessário trabalharmos juntos em ações que preservem e revitalizem as nascentes dos afluentes do rio das Velhas.”, disse.

Alex informou que Itabirito tem trabalhado com afinco em cumprir uma das metas do Programa, o tratamento de esgotos. Ele explicou que o município tem 70% de todo esgotamento sanitário tratado por meio da Estação de Tratamento de Esgoto do SAAE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *