Introdução à Engenharia de Incêndio é lançado no CREA MG

9 de julho de 2017 - 00:32 | por Redação
Introdução à Engenharia de Incêndio é lançado no CREA MG
Minas
0

Será lançado, na terça-feira, 11 de julho, às 19 horas, no Plenário do Crea-Minas – Av. álvares Cabral, 1600, o livro “Introdução à Engenharia de Incêndio”,   do Prof. Antonio Maria Claret de Gouveia. (Editora 3i Ltda) O livro tem capa de Sérgio Sanches, fotógrafo e artista gráfico de Ouro Preto.

A Engenharia de Incêndio vem progressivamente sendo introduzida no Brasil desde o início do ano 2000, quando se publicaram as normas ABNT NBR 14323 e 14432. Trata-se de um novo ramo das Ciências de Engenharia que reúne conhecimentos de diversas áreas, visando à segurança contra incêndio de edificações.

No Brasil, são poucas, até o momento, as iniciativas editoriais no sentido de abrir ao universo de engenheiros, arquitetos, estudantes e bombeiros os segredos desse complexo e novo ramo científico. O livro do Prof. Claret vem preencher uma lacuna deixada por textos voltados exclusivamente para os engenheiros estruturais. “Introdução à Engenharia de Incêndio” é um texto que versa sobre os conceitos básicos necessários a bombeiros, arquitetos e engenheiros para se aventurarem pelo projeto se segurança contra incêndio com base em desempenho.

Com dezoito anos de experiência em Engenharia de Incêndio, o autor pôde contribuir com a elucidação de muitos conceitos que parecem arbitrários e artificiais em normas prescritivas de uso comum no País. Dentre essas contribuições, é relevante citar a proposta de um “conceito relacional de incêndio” que amplifica a atividade de projeto, valorizando o profissional engenheiro, arquiteto ou bombeiro, ao mesmo tempo em que propõe a sua atuação profissional em um ambiente de projeto baseado em desempenho.

O livro do Prof. Claret discute com propriedade o tema da segurança e do risco, justamente quando, hoje, há uma visível tendência de criminalização das práticas profissionais, atribuindo-lhes dolo do responsável técnico, mesmo quando simplesmente sucumbem às margens de risco a elas inerentes. O livro faz a defesa dos métodos de avaliação de riscos ainda não introduzidos em normas brasileiras.

O Prof. Claret introduz de forma original o estudo da segurança contra incêndio das cidades como sistemas complexos adaptativos, visando a responder à pergunta: por que o risco de incêndio se reproduz com o processo de produção das cidades brasileiras? Tudo isto é feito em perfeita sintonia com o programa das Nações Unidas que incentiva a formação de cidades resilientes no mundo atual.

Os modos de produção de calor em incêndio são descritos. Focalizando o modelo de incêndio em duas camadas, um algoritmo para a investigação de parâmetros da fase pré-flashover dos incêndios é fornecido. Finalmente, um capítulo é destinado ao processo inovador da verificação da estabilidade estrutural em incêndio.

Ao fim, cabe afirmar que o livro “Introdução à Engenharia de Incêndio” do Prof. Claret é uma sugestão de programa para ser lecionado em uma ou mais disciplinas de graduação em Arquitetura, Engenharias e Bacharelado em Ciências Militares, como manda a Lei 13425/2017, difundindo conceitos e práticas que permitirão a evolução da segurança contra incêndio em nosso País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *