Inserção digital em escolas municipais de Ouro Preto

31 de agosto de 2017 - 13:47 | por Redação
Inserção digital em escolas municipais de Ouro Preto
Ciência e Tecnologia
0

Casa do Professor e Câmara Municipal formam em dezembro deste ano 150 alunos entre jovens e professores monitores.

A Casa do Professor voltou, em março deste ano, a investir na atualização do currículo dos professores para as novas tecnologias da informação e comunicação como ferramenta pedagógica.

Como parceria inovadora em Ouro Preto, o Núcleo de Tecnologia da Casa do Professor uniu forças ao projeto Escola Digital da Câmara de Vereadores e ambos, agora, promovem a capacitação de professores e jovens ouro-pretanos a partir do projeto “Informática Educativa Escola Digital”.

A primeira parte do projeto – a capacitação dos monitores – terminou no dia 10 de agosto. Nesta semana, eles partiram para o trabalho em campo em 13 escolas da rede pública de ensino, além do Nata (Núcleo de Apoio aos Toxicômanos), Apae e Telecentro de Santa Rita. Os alunos aprenderão a utilizar a plataforma Linux, software gratuito cedido pelo Ministério da Educação e programado para atender às instituições educacionais.

O projeto aborda a utilização das tecnologias para a formação profissional e cidadã do aluno, passando, desde a ergonomia correta para uso da máquina, treinamento com programas de áudio visual, jogos para estimulo do raciocínio como o Scratch – linguagem de programação para crianças e adolescentes, slides, editor de textos, entre outros. Cada um dos 13 professores monitores capacitados repassa o conhecimento adquirido a uma turma de 15 alunos do ensino fundamental, somando, na primeira etapa, 115 envolvidos. As aulas acontecerão em 13 escolas da rede, além do Nata (Núcleo de Apoio aos Toxicômanos), Apae e Telecentro de Santa Rita.

Segundo Jussara do Rosário Ferreira, coordenadora do Núcleo de Tecnologia Municipal, há, por parte da instituição, o desejo de reativar outros 10 laboratórios de informática das escolas e estender as aulas ao público infantil.

O Núcleo de Tecnologia da Casa do Professor foi credenciado ao Ministério da Educação em 2006 após capacitação de professores desde o básico à pós-graduação na área de informática educativa. A capacitação aconteceu em parceria com a Puc-Rio com foco na área de demandas sociais. A partir daí, os professores se tornaram multiplicadores do conhecimento adquirido.  A previsão para a entrega dos certificados da primeira turma dessa parceria é para o dia 7 de dezembro deste ano. A parceria se estende até junho de 2018, com possibilidade de renovação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *