Igreja de Santo Antônio do distrito de Glaura passará por obras emergenciais

27 de outubro de 2017 - 10:41 | por Redação
Igreja de Santo Antônio do distrito de Glaura passará por obras emergenciais
Cultura
0

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai destinar cerca de R$ 1 milhão de reais para obras emergenciais na Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada no distrito de Glaura, em Ouro Preto. Os recursos anunciados provêm da iniciativa privada e devem ser repassados ainda em 2017 à Prefeitura de Ouro Preto, que será responsável pela realização das obras emergenciais na igreja por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

 A igreja é datada da segunda metade do século XVIII e tombada pelo Iphan. Ela encontra-se interditada desde 24 junho de 2016 devido a rachaduras em sua estrutura.

 O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, defendeu uma intervenção urgente e garantiu que a reforma da Matriz de Santo Antônio é prioridade para o município de Ouro Preto. “É preciso uma restauração completa e esta é a meta do município”, afirmou. Para ele, a igreja tem grande importância histórica e significado na vida de cada morador da comunidade de Glaura.

 O Secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni Moreira, destacou que há um empenho tanto da prefeitura quanto do Iphan para a restauração. Segundo ele, os projetos estrutural, arquitetônico, de drenagem profunda e de proteção de descargas atmosféricas já estão prontos e aprovados, faltando apenas a aprovação dos projetos elétrico e de proteção e combate a incêndios. Os novos projetos foram custeados pela Prefeitura.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *