Identidade visual do Carnaval é inspirada em obras de artista ouro-pretano

23 de fevereiro de 2017 - 09:26 | por WWFA
Identidade visual do Carnaval é inspirada em obras de artista ouro-pretano
Carnaval 2017
0

O carnaval de Ouro Preto é uma das folias mais tradicionais do estado de Minas Gerais, que reúne pessoas do Brasil todo. Neste ano, a festa ganhará um toque especial ao celebrar o aniversário de 150 anos do bloco carnavalesco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo do país ainda em atividade.

Pensando nesta ocasião, o artista plástico e escritor José Efigênio Pinto Coelho, 63 anos, natural de Ouro Preto, começou no ano de 2015 a ilustrar alguns retratos do Zé Pereira, com o objetivo de comemorar está particularidade da história sociocultural do município.

O trabalho gerou frutos importantes para José Efigênio: suas caricaturas foram escolhidas como inspiração para representar o Carnaval Tradição 2017, em Ouro Preto, que este ano também homenageia a agremiação folclórica.

A exposição intitulada de “150 anos do Zé Pereira dos Lacaios” é composta por 15 quadros que retratam o personagem Zé Pereira em diversas situações. As obras foram exibidas pela primeira vez no espaço Tóffolo, também conhecido como bar do Zé Pereira, em seguida ela foi levada para a FIEMG, Centro de Convenções, Fórum da Cultura, Fórum das Letras e futuramente será exposta no restaurante O Passo.

Segundo José Efigênio, cada pintura carrega uma história peculiar e uma técnica diferente. Em algumas, por exemplo, o artista empregou a técnica do acrílico aguda, pela qual utiliza-se uma tinta a base de água; em outras imagens foi utilizado o método do espatulado, que enfatiza as pinturas mais fortes; e por fim o Cezanne, na qual a pintura e a cor são os elementos principais.

O artista ainda afirma que a população de Ouro Preto recebeu com entusiasmo a exposição e vários quadros da obra já foram vendidos durante a exibição.

Outro ponto enfatizado pelo José Efigênio é a questão dos órgãos municipais valorizarem este tipo de ações. “Ao reconhecer os trabalhos dos artistas locais, o município está dando a oportunidade de enriquecer as tradições históricas que existem nesta localidade e sobretudo, engrandece a administração pública pelo fato dela ter consciência em querer preservar seu patrimônio cultural”, ressalta o artista.

O Carnaval Tradição Ouro Preto 2017 – 150 anos do Zé Pereira do Club dos Lacaios é organizado pela Prefeitura Municipal com patrocínio da Ambev e Água Mineral Bella Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *