Historiador lança livro sobre oratórios no Museu da Inconfidência

8 de novembro de 2017 - 19:32 | por Redação
Historiador lança livro sobre oratórios no Museu da Inconfidência
Cultura
0

O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC) sedia o lançamento do livro Os Oratórios – A Privatização da Fé na Sociedade Colonial nos Séculos XVIII e XIX, do historiador e especialista em História da Arte Sacra Rennan Pimentel, às 19h30min desta sexta-feira, 10 de novembro, no Auditório, Anexo I. Os livros estarão à venda na ocasião, com preço promocional. O estudo tem por objetivo pesquisar a função exercida pela arte através dos oratórios na sociedade colonial como meio de privatização e propagação da fé católica.

A análise trata do oratório como um elo entre o fiel e o sagrado no cotidiano, onde é possível perceber uma influência local traduzida na confecção desses objetos que exprimem uma religiosidade fora do espaço sagrado. Através das reflexões impostas pela temática e da análise dessas peças, torna-se evidente a influência da tradição religiosa no cotidiano da sociedade colonial na América Portuguesa, vindas de tempos distantes que se proliferam e permanecem nos séculos XVIII e XIX.

 O autor

Rennan Pimentel é um estudioso das artes no campo sacro há 10 anos. Graduado em História e Especialista em História da Arte Sacra pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, dedica-se ao estudo e análise iconográfica dos mais variados estilos artísticos e desenvolve parte de seu trabalho em solo mineiro. Como Guia de Turismo realiza visitas guiadas no campo artístico, histórico e cultural. Lecionou História da Arte para alunos do Ensino Médio e atualmente ministra cursos e palestras variadas voltadas para o tema.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *