Governador doa imóvel para criação da Casa do Estudante Mineiro

19 de junho de 2017 - 10:31 | por Redação
Governador doa imóvel para criação da Casa do Estudante Mineiro
Educação
0

O governador Fernando Pimentel autorizou no último dia 14, a doação de um imóvel na capital para a criação da Casa do Estudante Mineiro. A entrega é uma devolução simbólica da sede dos estudantes mineiros que foi tomada durante a ditadura militar.

O espaço abrigará as entidades estudantis mineiras de representação universitária e secundarista – União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) e União Colegial de Minas Gerais (UCMG), e receberá atividades de formação, capacitação profissional e ações culturais. Um curso pré-vestibular para estudantes de baixa renda, cursos de línguas e informática, entre outras atividades estarão no local.

Segundo Pimentel, a entrega é um resgate da dívida histórica com a UEE e com a União Nacional dos Estudantes (UNE).

“A sede foi tomada pela ditadura e, agora, o governo democrático faz o certo, que é devolver aos estudantes a sede da entidade. Ano que vem comemoramos 50 anos das jornadas estudantis de 1968”.

Pimentel lembrou sua trajetória e lembrou: “Só estou aqui hoje porque estive nas jornadas de 68”.

Para a presidente da UNE, Carina Vitral,  “o movimento estudantil de Minas Gerais ganha muito com a retomada da sede da UNE, que será ponto de encontro da juventude, um pondo de articulação das lutas, de atividades de educação…  Agora o movimento estudantil tem um lugar seu de volta”, destacou.

A presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG), Luanna Ramalho, o espaço “é a consolidação de um sonho de várias gerações de juventudes. Agora, foi cicatrizada uma ferida que foi deixada desde a ditadura militar”, completou.

Também participaram do ato os secretários de Estado de Educação, Macaé Evaristo, de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, além do deputado estadual Geraldo Pimenta e lideranças de movimentos sociais.

55º Congresso da UNE

A agenda coincide com a realização em Belo Horizonte do  55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), encerrado ontem (18), com participação de milhares de estudantes.

Eles debateram a conjuntura, educação e os rumos do movimento estudantil, além de eleger  nova diretoria da UNE, que será dirigida por pela estudante de pedagogia baiana, Marianna Dias. Na sexta-feira, eles participaram de ato Fora Temer e Diretas Já, na Praça da Estação,  em Belo Horizonte, junto com cerca de 40 mil manifestantes.

Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *