Fernando Pimentel participa da abertura da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes

22 de Janeiro de 2017 - 17:10 | por Sergio Sanches
Fernando Pimentel participa da abertura da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Arte
0

Governador destaca investimentos do Estado no setor audiovisual mineiro e a importância do cinema para as pessoas

O governador Fernando Pimentel participou, na noite de sexta-feira (20/01), em Tiradentes, Território Vertentes, da abertura da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Pimentel foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao apoio à realização do evento e destacou a importância da Mostra no cenário nacional e a do cinema para as pessoas.

“Vinte anos da Mostra de Cinema não é pouca coisa. São vinte anos de luta para chegar aonde chegamos. É uma alegria muito grande estar aqui. Queria apenas ressaltar a importância de a gente manter viva a chama do cinema brasileiro. Sou de uma geração que viu nascer o Cinema Novo e, desde então, nunca deixei de acompanhar essa arte que nos encanta, nos faz sonhar, nos faz pensar, nos faz chorar e rir, enfim, nos ajuda a viver”, afirmou o governador.

Pimentel ressaltou o compromisso de seu governo com o cinema mineiro. “Continuemos apoiando a Mostra de Cinema de Tiradentes, de Ouro Preto, de Belo Horizonte, apoiando cinema mineiro e brasileiro, porque é disso que nós precisamos. Quanto mais difícil os tempos, mais nós precisamos da arte para nos ajudar”, finalizou.

Apoio

A diretora da Universo Produção e coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, Raquel Hallak, comemorou os 20 anos do festival e agradeceu a soma de esforços para a sua realização. Ela destacou a “visão empreendedora” do governo do Estado na edição deste ano, que contou com o patrocínio de três empresas estatais. “Os olhos e as atenções se voltam para Minas e Tiradentes”, destacou a coordenadora.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) apoiou o evento por meio do Programa Cinema sem Fronteiras, que também contempla as mostras de Ouro Preto e Belo Horizonte. As Companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e a de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também são patrocinadoras desta edição, sendo homenageadas na solenidade de abertura.

A Mostra

Com programação gratuita, a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes está sendo realizada entre os dias 20 e 28 de janeiro. O evento abre o calendário audiovisual do país em 2017, com a apresentação de 108 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais, sendo 34 longas, dois médias e 72 curtas-metragem. O tema do evento este ano é “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”. São esperadas 35 mil pessoas em Tiradentes durante a Mostra.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, além de representantes da Cemig, Copasa e outros órgãos do governo de Minas Gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *