Encontro discute plano de atendimento a emergência de barragens

19 de dezembro de 2017 - 16:05 | por Redação
Encontro discute plano de atendimento a emergência de barragens
Barão de Cocais
0

No dia 15 de Dezembro a Vale deu início a segunda etapa de apresentação do Plano de Atendimento a Emergência de Barragens de Mineração-PAEBM, onde foram explanados os dispositivos, padrões, e mapeamento das comunidades afetadas por esse tipo de atividade.

O encontro realizado naSede Fazendo Soledade, sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teve por objetivo principal, apresentar a Defesa Civil do município, ás ações da empresa sobre o plano. Reuniu, funcionários da Vale, secretários municipais e servidores da prefeitura.

A ação é um cumprimento de determinações legais de apresentação a comunidade as ações que o órgão atende, e desenvolvidas próxima as barragens existentes nas localidades. Por meio deste plano de ação a empresa, especializada no assunto, entrou em contato com a população envolvida, fazendo um diagnóstico das pessoas que residem nestes locais, identificando aquelas de idade já avançada, com mobilidade reduzida, e outras características e peculiaridades.

Por esse projeto, torna-se possível conhecer dados estatísticos, algoritmos que estudam e preveem a área de abrangência, emcaso de problemas,até onde seria ,hipoteticamente, atingida esse região do entorno.

Entre os dias 17 a 22 de dezembro serão apresentados, juntamente com a Defesa Civil-BC e lideranças comunitárias, a realidade da convivêncianessas regiões próximas a barragens.

“… trata-se de uma exposição, sem alarmismo, da situação. O foco é dar transparência e segurança a população sobre o assunto.Apresentando à comunidade os riscos potenciais e as medidas de proteção, como também, as  respostas e ações de emergência, como titãs de fuga, sistemas de alarme, comunicação de risco a autoridades.

A exigência legal é dar ciência, equipar para alarmes de riscos, para que a população da zona de auto salvamento, conheça sua realidade e seja preparado para eventual emergência, destaca Rogério Vidal.

Assim que definirmos os detalhes finais faremos um convite para que todos participem e se inteirem do assunto”, Frisa o secretário de Meio Ambiente de Barão de Cocais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *