Empreendedores Familiares: Segurança rural e DAP debatidos na Expointer

4 de setembro de 2017 - 21:11 | por Redação
Empreendedores Familiares: Segurança rural e DAP debatidos na Expointer
Agricultura Familiar
0

A FAEMG participou de reunião da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, que aconteceu na sexta-feira, em Esteio, no Rio Grande do Sul, durante a Expointer.

Entre os temas, a segurança no campo foi tratada com especial ênfase. Os números têm preocupado bastante as Federações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, representadas nas discussões.

A CNA apresentou dados do Observatório da Criminalidade no Campo, que concentra as ocorrências no campo e as iniciativas positivas que estão sendo adotadas pelas Federações e sindicatos rurais. A coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline Veloso, mostrou as iniciativas do Sistema FAEMG para buscar mais segurança no meio rural.

“A FAEMG tem participado de diversas audiências públicas buscando a sensibilização do poder público estadual a fim de garantir recursos e ações para promoção da segurança pública e coibição dos crimes no meio rural”.

Aline também falou sobre o projeto que a FAEMG está desenvolvendo – que será lançado brevemente – para ajudar os produtores rurais com ações preventivas e defensivas.

Problemas com a DAP

Outro tema do encontro diz respeito às dificuldades enfrentadas pelos sindicatos rurais no recadastramento para emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).  Aline Veloso aproveitou para solicitar à CNA que articule com a SEAD (Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário) a regularização do sistema e a facilitação deste processo.

“As recomendações para recadastramento estão divergentes dos procedimentos informados pela SEAD e pelas orientações distribuídas aos produtores pela CNA. Precisamos auxiliar os nossos Sindicatos no atendimento ao produtor e esse é um serviço importante e atrativo ao público que representamos e atendemos”. A recomendação da FAEMG aos sindicatos que ainda não estão cadastrados é que aguardem mais informações.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *