Em 2001 a fome matava 290 pessoas por dia no Brasil

7 de Maio de 2017 - 02:49 | por Redação
Em 2001 a fome matava 290 pessoas por dia no Brasil
Túnel do Tempo
0

A globo produziu uma série de reportagens que retratou a Fome no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

A série foi ao ar de 18 a 22 de junho de 2001, e mostra que o Brasil tinha índices de desenvolvimento humano pior do que muitos país africanos.

Naquela época o Brasil contabilizava mais de 35 milhões de pessoas passando fome.

O Brasil reduziu em 82,1% o número pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014. A queda é a maior registrada entre as seis nações mais populosas do mundo, e também é superior a média da América Latina, que foi de 43,1%.

Os dados são do relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2015, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). O documento aponta ainda que o Brasil alcançou as metas estabelecidas pelas Nações Unidas em relação à fome nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre os seis países mais populosos, o Brasil é também aquele que apresenta a menor quantidade de pessoas subalimentadas, apresentando ainda um total de 3,4 milhões. Número que representa pouco menos de 10% da população da América Latina, que é de 34,3 milhões.

Ainda segundo o relatório da FAO, entre os principais motivos que levaram o Brasil a conquistar as metas estabelecidas pela ONU estão: prioridade política da agenda de erradicação da fome e da desnutrição; compromisso com a proteção social consolidado por meio de programas de transferência de renda; crescimento econômico; e fomento à produção agrícola via compras governamentais.

Transferência de renda

O Programa Bolsa Família e as ações de segurança alimentar desenvolvidas pelo governo brasileiro foram citadas pelo relatório como cruciais para o crescimento inclusivo que o Brasil alcançou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *