Efeito Temer: sobram vagas no Fies

26 de maio de 2017 - 23:23 | por Redação
Efeito Temer: sobram vagas no Fies
Brasil
0

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) preencheu  apenas 115.445 vagas de um total de 150 mil ofertadas no primeiro semestre deste ano. Os dados  do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostram que 23% das vagas não teve candidato.

No primeiro semestre do ano passado, das 250 mil ofertadas, 102 mil não foram preenchidas, o equivalente a 41% das vagas. No segundo semestre do ano passado, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas, das 75 mil, cerca de 20% ficaram ociosas.

“De um lado ficam muitos alunos precisando de financiamento para ter acesso à educação superior e, do outro lado, vagas sobrando. A conta não está fechando e o governo precisa equalizar essa equação”, diz Caldas.

Desde 2015 o programa passou a ser exigir pontuação no Enem,  de 450 pontos nas provas e uma renda mínima de três salários mínimos por pessoa, R$ 2.811,00 em  valores atuais. Houve aumento de juros e o valor do financiamento não é mais 100%.

“Quando o aluno tem a pontuação, não tem a renda; e quando tem a renda, não alcança a pontuação”, diz Sólon.

Outro critério criticado por Sólon é a destinação de 70% das vagas do Fies para cursos prioritários nas áreas de saúde, engenharia e de formação de professores. “Os cursos são os que o governo julga prioritários para o país, mas nem sempre são os prioritários para os estudantes, que buscam uma posição no mercado de trabalho”.

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano.

O setor privado aguarda ansiosamente alterações.no programa.  No ensino superior, as instituições particulares concentram 75% das matrículas. Programas como o Fies e Programa Universidade para Todos (ProUni) chegaram a bancar 40% dos estudantes nessas instituições.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *