Educação e preservação em mais uma ação ambiental

21 de setembro de 2017 - 20:53 | por WWFA
Educação e preservação em mais uma ação ambiental
Santa Bárbara
0

Ao longo de 2017, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Política Urbana, vem promovendo educação e preservação ambiental com uma série de ações, próprias e em parcerias, no Município.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura promoveu uma atividade de campo com os alunos da Rede Municipal e um ciclo de palestras, aberto ao público, às margens do Rio Conceição, em Brumal, sobre sistemas agroflorestais, recursos hídricos, tratamento de esgoto, dentre outros temas. Nesta data, o secretário de Meio Ambiente, Juliano Xavier, se comprometeu, a plantar, aqui, uma média de uma árvore por dia, buscando melhorar a qualidade do meio e dos rios.

Ainda nesse contexto, Santa Bárbara recebeu, no primeiro semestre, a Escola Móvel Sesi/Senai, que ofertou um curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade. A Prefeitura colaborou com a formação dos alunos, oferecendo uma palestra, sobre o potencial hídrico, áreas de conservação, limpeza urbana, saneamento básico, licença ambiental, dentre outras questões ambientais do Município.

Além disso, participamos de uma blitz ecológica no trevo de Brumal e de Catas Altas, junto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Apa Sul RMBH, com o objetivo de prevenir os incêndios florestais que aumentam com a chegada do período seco. Nesta ocasião, foram distribuídas, também, mudas de mexerica, ipê (amarelo e branco), pitanga, goiaba e jabuticaba, bem como material educativo que faz alusão à prevenção aos incêndios florestais.

Santa Bárbara também integra o conselho gestor do Parque da Serra do Gandarela. O município, que tem parcela significativa de seu território na região do Parque, sediou a posse desse conselho, um espaço também utilizado para discutir preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

E hoje (21), Dia da Árvore, reforçando o compromisso da Prefeitura e em comemoração a data, alunos da Rede Municipal de Ensino, plantaram mais de 10 mudas no Parque Recanto Verde. A perspectiva é de mais de 1000 árvores até o fim de 2020.

Essa série de ações não só colaboram com o Ambiente, mas também cumprem uma meta do Plano de Governo, que trata de promover educação e preservação ambiental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *