Documentário discute “objetificação” da mulher pela mídia brasileira

23 de maio de 2017 - 11:15 | por Sergio Sanches
Documentário discute “objetificação” da mulher pela mídia brasileira
Documentário
0

As organizações Paz com Dignidad e Revista Pueblos decidiram investigar qual é o padrão de mulher apresentado pela mídia brasileira. O resultado do trabalho está no documentário ”Mulheres brasileiras: do ícone midiático à realidade”.

O curta-metragem entrevista várias feministas e especialistas para mostrar como as mulheres brasileiras são constantemente “coisificadas” para promover a venda de produtos e a conquista de audiência.

Uma das questões abordadas no vídeo é o grande impacto negativo que a concentração midiática em poucas (e poderosas) mãos tem na construção de estereótipos e padrões femininos que não representam nem de longe a imensa diversidade do país.

Além disso, o documentário aborda as raízes dos padrões criados pela imprensa, cita exemplos de como são usados e debate a consequência do estereótipo para as mulheres. Para as entrevistadas, a solução para romper as normas pode começar pela democratização dos veículos e a ampliação do debate sobre o tema.

Com roteiro e direção de Alba Onrubia, Andrea Gago Menor e Laura Daudén, o vídeo traz depoimentos das organizadoras da Rede Mulher e Mídia, Terezinha Vicente e Rita Freire; da diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo; da psicóloga e ativista Íris Miranda; e de Melissa Miranda, jornalista e ativista.

Assista:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *