Deputados tentam anistiar caixa 2

21 de setembro de 2016 - 10:20 | por WWFA
Deputados tentam anistiar caixa 2
Política
0

Uma manobra mal sucedida de incluir uma emenda aglutinativa a um projeto de lei que anistiaria na prática o caixa 2, causou irritação, mal estar e por fim, a falta de quem assumisse a responsabilidade pela fracassada tentativa, até o momento.

O mistério sobre o teor da matéria e sua paternidade continua.

Deputados da base governista do governo Temer (PMDB) queriam votar uma emenda aglutinativa ao Projeto de Lei 1210/2007, que versa originalmente sobre  pesquisas eleitorais, a propaganda eleitoral, o financiamento de campanha e criminaliza o uso de recursos de campanha eleitoral não contabilizados legalmente, o chamado caixa 2.

A inclusão da proposta na pauta causou revolta, pois houve o entendimento  de alguns deputados que a medida era uma manobra para aprovar a anistia ao caixa 2. Eles argumentam que se houver a criminalização do caixa 2 a partir de agora, a lei não pode retroagir em desfavor dos já acusados pela prática. Desta forma, todas as ações de caixa 2 praticadas antes da lei entrar em vigor estariam automaticamente anistiadas, o que beneficiaria graúdos do Congresso e do governo Temer( PMDB).

O primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur (PRB-SP), que presidia os trabalhos, disse que não partiu dele a decisão de pautar a matéria. “Quem pauta projetos na Casa é o presidente da Casa com o colégio de líderes”, afirmou.

A proposta teria sido costurada por lideranças partidárias com a participação do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desde a semana passada. Mas, até a noite de segunda-feira, sequer havia sido incluída na pauta, sem que os deputados soubessem o teor e quem relataria o texto, e fazendo com que a tentativa de votação fosse classificada como “golpe”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *