Delegação de Minas Gerais participa das Paralimpíadas Escolares

21 de novembro de 2017 - 21:23 | por WWFA
Delegação de Minas Gerais participa das Paralimpíadas Escolares
Esportes
0

Foi aberta, na noite desta terça-feira (21/11), a 11ª edição das Paralimpíadas Escolares. A delegação de Minas Gerais já está em São Paulo/SP, local de disputa da competição que vai até a próxima sexta-feira (24/11). Os mineiros estão representados por 63 atletas, selecionados por meio dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), representando 15 municípios de diversos territórios, além de 14 técnicos e 19 profissionais de staff, atletas-guia e tappers (profissionais que auxiliam os competidores nas provas de natação).

Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, o evento é considerado a maior disputa paradesportiva escolar do mundo e conta com a representação de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Na última edição, em 2016, Minas Gerais conquistou 54 medalhas – 30 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze. Campeã no ano passado, a mesa-tenista Maria Laura Freitas, de 16 anos, prepara-se para participar dos jogos pela quarta vez.

Para o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, as Paralimpíadas Escolares são a oportunidade de motivar o surgimento de novos paratletas. “A Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) vem investindo para dar aos atletas com deficiência mais oportunidades para a profissionalização no esporte, como, por exemplo, a ampliação da Bolsa Atleta exclusiva para modalidades paralímpicas. Queremos cada vez mais representantes defendendo e honrando as cores de Minas Gerais mundo afora”, afirma.

São esperados nos jogos mais de 900 atletas entre 12 e 17 anos que participarão das competições de atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Para 2017, dois esportes foram adicionados ao programa das Paralimpíadas Escolares: futebol de 5 (para cegos), e basquete em cadeira de rodas (formato 3×3).

As disputas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico a partir de amanha quarta-feira (22/11).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *