Começam os preparativos para os tapetes da Semana Santa

3 de abril de 2017 - 00:28 | por Patrícia Botaro
Começam os preparativos para os tapetes da Semana Santa
Ouro Preto
0

A Semana Santa se aproxima e Ouro Preto se transforma para receber as celebrações seculares que já fazem parte do calendário anual da cidade. Mais uma vez, as ladeiras de pedra irão amanhecer coloridas no domingo de Páscoa, cobertas pelos tradicionais tapetes de serragem que dão forma a símbolos católicos e enfeitam a Procissão da Ressurreição.

Em 2017, mais de oito caminhões de serragem já foram arrecadados pela Prefeitura, responsável pela organização da confecção dos tapetes. Após ser adquirida, a serragem passa por um processo de tintura com anilina, em betoneiras, e depois é embalada em sacos. Marco Aurélio de Carvalho Fonseca, auxiliar no processo de tintura, conta que “a serragem deve secar à sombra para manter a cor viva”.

O empenho dos servidores municipais na organização desta atividade foi elogiado pelo secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni. “A participação deles é imprescindível, uma vez que ajuda a abrilhantar essa celebração, responsável por garantir, anualmente, o maior movimento turístico religioso de Ouro Preto”, enaltece o secretário.

Além das partículas de madeira, também podem ser utilizados raspa de couro, pó de café, casca de arroz e folhagem. Todo esse material, e também alguns moldes de desenhos construídos pela FAOP, ficarão disponíveis para uso nas calçadas do trajeto da Procissão.

A confecção de tapetes é voluntária e acontece na noite de sábado (15/04) e madrugada de domingo (16/04). Para participar, ouro-pretanos e turistas precisam apenas comparecer no trajeto e se integrar aos grupos que já trabalham no local.

Geralmente, os próprios moradores ficam responsáveis por enfeitar a frente de suas residências. Alguns locais, no entanto, sempre precisam de mais voluntários, por se tratar de uma região comercial. É o caso do trecho entre a Feirinha de Pedra Sabão e a Ponte dos Contos, o qual inclui Praça Tiradentes, Rua Direita e Largo do Cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *