Colômbia desarma hoje sua maior guerrilha

27 de junho de 2017 - 13:04 | por Redação
Colômbia desarma  hoje sua maior guerrilha
Mundo
0

A Colômbia amanheceu hoje, após mais meio século, com sua maior guerrilha totalmente desarmada, acontecimento que será celebrado num ato simbólico, no qual as FARC-EP deixará de ser um movimento rebelde.

O acontecimento terá lugar na zona transitória do município de Mesetas, no departamento de Meta, com participação do presidente da República, Juan Manuel Santos, e o líder guerrilheiro, Timoleón Jiménez, conhecido como Timochenko.

Na cerimônia, prevista para esta tarde, estarão presentes os membros do Secretariado das FARC-EP, outras autoridades do governo, da missão da ONU, a Cruz Vermelha Internacional e o mecanismo tripartite de verificação do cumprimento dos acordos de paz, além de uns 700 insurgentes.

A atividade de muito simbolismo sucede à declaração de Nações Unidas ontem (26) que anunciou a entrega dos últimos fuzis do lote de sete mil e 132 armas pertencentes aos ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia-Exército do Povo.

Ontem à noite o presidente Santos escreveu na sua conta Twitter que “O abandono de armas representa o início de uma nova Colômbia no avanço para a paz”.

Também o comandante Timochenko, comentou: “Acabo de chegar a Mesetas, sente-se grande emoção e muita expectativa”.

Nas três últimas semanas o grupo rebelde tinha deposto  60 % de seu arsenal, em duas entregas de armas à ONU de um 30 por cento a cada uma. Nesta última segunda-feira, feriado em Colômbia, completou uma semana da entrega do restante de armas,  ao organismo internacional.

A missão das Nações Unidas informou que essas armas ficaram depositadas em seus contêiners, preparados especialmente para essa armazenagem. Eles serão recolhidos dos acampamentos em 1 de julho e serão usados para edificar três monumentos com esse material em Havana, Bogotá e Nova Iorque, sede da ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *