Clube Osquindô e Programa Loucos por Leitura são finalistas da 2ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

29 de novembro de 2017 - 23:47 | por WWFA
Clube Osquindô e Programa Loucos por Leitura são finalistas da 2ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura
Cultura
0

Instituto Pró-Livro – IPL criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que desde o início das suas atividades, em 2007, propõem iniciativas exitosas visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores, tem o prazer de apresentar os finalistas da segunda edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura.

O principal objetivo da premiação é promover e difundir experiências para que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O Prêmio tem por finalidade, também, reconhecer e homenagear organizações que promovem práticas de fomento à leitura.

“De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país é constituído por 56% de leitores com cinco anos ou mais* – ou seja, 104,7 milhões de leitores”, comenta Zoara Failla, coordenadora da pesquisa. “Temos ainda muito a fazer para que os 44% de não adeptos possam descobrir o prazer de ler. Além desse amplo diagnóstico sobre a situação da leitura no país, o IPL espera, com o Prêmio, identificar e  criar soluções para ampliar o número de leitores no Brasil”.

Embora o prêmio seja muito novo- ainda não completou um ano desde o seu lançamento – já tem mostrado bons resultados para o Instituto Pró-livro: atingindo na Plataforma Pró- Livro (site que mapeia e recebe os cadastros dos projetos)mais de 10 mil acessosdurante o mês de inscrições; 300 usuários com projetos cadastrados na Plataforma e 114 projetos HABILITADOS (atenderam ao Regulamento e às Categorias definidas) para concorrer ao Prêmio.

A Comissão de avaliadores que selecionou os finalistas foi formada por especialistas representando as categorias do Prêmio: Dolores Prades (Revista Emília – premiada 1ª edição), Iracema Santos do Nascimento (USP- Literatura/formação Leitora e consultora do Prêmio UNICEF), Janine Durand (colaboradora do Instituto C&A), Roberto Catelli (Ação Educativa), Alex Criado (jornalista- professor universitário -USP), Volnei Canônica (Instituto Quindin) e Zoara Failla (coordenação do IPL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *