Cinema e Educação de mãos dadas nas sessões do Cine-Escola da 11ª CINEOP

24 de junho de 2016 - 23:01 | por Sergio Sanches
Cinema e Educação de mãos dadas nas sessões do Cine-Escola da 11ª CINEOP
Arte
0

A expectativa é atender mais de 3.000 estudantes da rede pública de ensino de Ouro Preto.

O Cine-Expressão é um programa socioeducacional-cultural que une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar. É uma iniciativa que possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, através da promoção de sessões cine-escola, cine-debates, lançamento de livros, encontros e debates dirigidas a estudantes e educadores.

Para a 11ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto foram selecionados  quatro longas-metragens brasileiros, para atender distintas faixas etárias.

Para o público de 05 a 07 anos, o longa-metragem “As Aventuras do Avião Vermelho”, dirigido por Frederico Pinto e José Maia. A animação produzida em 2014, narra as aventuras de Fernandinho, que por meio da leitura do livro O Avião Vermelho, vive grandes aventuras através da imaginação, visitando lugares fantásticos e inusitados, sempre acompanhado de seus brinquedos favoritos.

O filme “O que Queremos para o Mundo?”, dirigido por Igor Amin e lançado em 2016 na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, é voltado para crianças de 08 a 10 anos. O longa conta a história de Luzia, uma menina introvertida, mas dona de um mundo interno movimentado, fértil e criativo. Estimulada pelo professor de música, e com ajuda das amigas Sol, Bela e Lua, a garota utiliza da criatividade para criar uma apresentação musical que se transformará numa experiência única.

“Antes Que o Mundo Acabe”, da cineasta Ana Luiza Azevedo, é indicado para a faixa etária de 11 a 13 anos. O filme conta a história de Daniel, um menino de 15 anos, mergulhado em seu pequeno mundo, com problemas que parecem insolúveis. Quando recebe uma carta do pai que nunca conheceu, Daniel descobre que o mundo é bem maior que aquele que até então conhecia.

Já para os adolescentes acima de 14 anos o Cine-Expressão exibe  “Tudo que Aprendemos Juntos”, dirigido por Sérgio Machado. O filme conta a história de Laerte, um talentoso violinista que, após frustradas tentativas de integrar a Osesp, se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes em uma comunidade carente de São Paulo. Esse encontro, leva o público a conhecer histórias de coragem e transformação daqueles que se propuseram a ensinar e se entregaram para aprender.

 O CINEMA É UMA AULA DE EDUCAÇÃO

 A realização do Cine-Expressão contribui também para a integração social, aproxima o universo escolar da ação cultural, fortalece vínculos e estabelece compromissos com as comunidades, além de difundir e multiplicar conhecimento.

Completando uma década de realização, o programa Cine-Expressão já beneficiou mais de 60 mil alunos e ampliou seu portfólio de filmes, com atendimento desde o Ciclo I (1ª a 4ª Séries) até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

 PROGRAMAÇÃO | FILMES SELECIONADOS PARA AS SESSÕES  CINE ESCOLA

 

 AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO
Animação, Cor, Digital, 72Min, RS, 2014
Direção: Frederico Pinto e José Maia
Faixa etária: 5 a 7 anos
Sessões:  24/06, às 8h30 – Cine Teatro  | 24/06, às 14h – Cine Teatro | 27/06, às 14h – Cine Teatro

 

O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO?
Ficção, Cor, DCP, 65Min, MG, 2016
Direção: Igor Amin
Faixa etária: 8 a 10 anos
Sessões: 27/06, às 8h30 – Cine Vila Rica | 27/06, às 14h – Cine Vila Rica 

 

ANTES QUE O MUNDO ACABE
Ficção, Cor, HD, 100min, 2009, RS
Direção: Ana Luiza Azevedo
Faixa etária: 11 a 13 anos
Sessões: 24/06, às 8h30 – Cine Vila Rica | 24/06, às 14h – Cine Vila Rica 

 

TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS
Ficção, Cor, DCP, 102Min, SP, 2014
Direção: Sérgio Machado
Faixa etária: acima de 14 anos
Sessões: 27/06, às 8h30 – Cine Teatro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *