Cidadão Boilesen: olhando o passado e tentando entender o presente

11 de Maio de 2017 - 23:45 | por Sergio Sanches
Cidadão Boilesen: olhando o passado e tentando entender o presente
Documentário
0

O documentário “Cidadão Boilesen” é resultado de pesquisa desenvolvida durante quinze anos, por Chaim Litewski e Pedro Asbeg, em dois países, Dinamarca e Brasil. Descreve a trajetória ascendente de Henning Albert Boilesen, um empresário criminoso que contribuía para disseminar a tortura e assassinatos no Brasil, nascido na Dinamarca e naturalizado brasileiro.

O documentário retoma um tema ainda nebuloso, a natureza do golpe militar, bem como a íntima relação entre empresários e artífices do regime ditatorial, mencionando grandes grupos econômicos, como o Grupo Ultra e Camargo Correia, banco Bradesco e outras corporações transnacionais que retribuíam favores do regime militar a peso de ouro. Também comprova o apoio material e o suporte ideológico emprestado pelas grandes mídias familiares às práticas repressivas,  especialmente a Folha de São Paulo e seu proprietário Octávio Frias de Oliveira, que cedeu automóveis para serem utilizados por agentes da repressão em ações de busca de captura de militantes de organizações políticas.

Este dinamarquês não só financiava a tortura, como fazia questão de participar das seções, chegando mesmo a inventar um aparelho de martírio, batizado de pianola Boilesen; um teclado que transmitia ondas de choque em voltagem crescente.

Este documentário é bastante pertinente num contexto em que verdades e mentiras são negociadas ao sabor das circunstâncias políticas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *