Cemitério vertical biosseguro pronto para sepultamentos

1 de dezembro de 2017 - 12:59 | por Redação
Cemitério vertical biosseguro pronto para sepultamentos
Santa Bárbara
0

A partir desta sexta-feira (1º), o cemitério vertical biosseguro de Santa Bárbara, primeiro público do país e único de Minas Gerais nesse padrão, está liberado para sepultamentos. Recentemente, servidores passaram por um treinamento para operar a tecnologia que o empreendimento envolve, desde o sepultamento, até o teste de estanqueidade, para verificar se não há vazamentos.

O Decreto Municipal 3445/2017 trata do regulamento do Cemitério do Município e estabelece as regras para sepultamento no local,  administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Política Urbana.

Ao todo, são 265 gavetas, distribuídas em sete andares e com durabilidade superior a 50 anos. As peças não possuem emendas, são únicas, tendo como matéria-prima a fibra de vidro e garrafa pet. Cada túmulo construído equivale a 167 garrafas a menos no meio ambiente.

Assim, como as gavetas não possuem nenhum poro, por consequência, não há vazamento de líquidos oriundos da deterioração dos corpos, evitando, deste modo, a passagem de gases para o local de circulação de funcionários e visitantes.

O sistema rotativo soluciona a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, visto que, os corpos permanecem nas gavetas por três anos, no processo de decomposição, e, então, são redirecionados para o ossuário.

Ainda nesse contexto, uma cabine, acoplada às gavetas, guarda o Módulo de Controle e Comando (MCC), que monitora a pressão, a temperatura e a umidade de cada túmulo. Neste espaço também está localizado o sistema de tratamento de gases.

O Cemitério Municipal fica aberto para visitação de 7h às 16h, todos os dias.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *