Câmara Itinerante leva serviços sociais e reunião ordinária para Miguel Burnier

25 de agosto de 2017 - 02:06 | por Redação
Câmara Itinerante leva serviços sociais e reunião ordinária para Miguel Burnier
Ouro Preto
0

A Câmara Municipal de Ouro Preto proporcionou, nessa terça-feira (22), uma tarde diferente aos moradores de Miguel Burnier. O distrito recebeu a primeira edição deste ano da Câmara Itinerante, que foi realizada na Escola Municipal Monsenhor Rafael. Foram oferecidas à comunidade as ações do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), como confecção de carteiras de identidade; exibição de filme; orientações com o Programa de Atenção ao Idoso e o projeto Ouro Preto Sangue Bom. Também foram disponibilizados cortes de cabelo; emissão de CPF, alistamento da Junta Militar, orientações sobre direitos das pessoas com deficiência, do Conselho Tutelar, do Formulare da Ufop (sobre medicamentos), sobre agricultura familiar; e brinquedos para as crianças. No total, foram realizados 134 atendimentos, o exame de vista (optométrico) foi o serviço mais procurado, com 40 atendimentos.

A diretora da Escola Municipal Monsenhor Rafael, Edilene de Almeida, destacou a relevância da realização do programa: “É uma atividade importante, porque traz serviços para a comunidade. Têm pessoas que a gente quase nem vê e vieram aqui fazer a identidade e o CPF. Então, também é um momento que reúne os moradores do distrito”.

A moradora Natália Santos, de 32 anos, levou dois filhos para fazer a primeira via das carteiras de identidade. “Foi muito gratificante. Me ajudou muito, porque eu não vou precisar me deslocar daqui para Ouro Preto”. O seu filho Hugo Fernandes dos Santos, de 12 anos, ficou feliz com o RG. “A identidade é tudo pra gente. Quando você sai para algum lugar e a pessoa te pede identidade. Eu fui uns dias para trás em um parque de diversões e pediram a identidade, mas eu não tinha. Então, é preciso, né?”, contou o menino.

Reunião dos vereadores

Após a realização das atividades, os vereadores realizaram a reunião ordinária, quando os moradores também puderam utilizar a Tribuna Livre para reivindicar melhorias para o local. Para o presidente da Associação de Moradores de Miguel Burnier, Geraldo Vasconcelos, “o distrito precisa de muita coisa, mas o emergencial é o saneamento básico. Além dos problemas de deficiência de funcionários no posto de saúde e da pouca quilometragem dos carros de saúde que atendem a população”.

“Começamos o programa por Miguel Burnier, que está para receber tratamento de esgoto, tornando-se o primeiro distrito de Ouro Preto que terá 100% do seu esgoto tratado, por meio de uma parceria da empresa Gerdau, Prefeitura, Semae, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop). A Câmara poderá ser uma grande intermediadora entre a comunidade e a empresa, para que melhorias, de fato, possam acontecer”, avalia o presidente da Câmara, Wander Albuquerque (PDT).

A vereadora Regina Braga (PSDB) ressaltou a importância de levar a reunião para os distritos. “É sempre bom a gente ir até as comunidades, principalmente sendo Ouro Preto um município muito grande, com locais bem distantes, como é o caso de Miguel Burnier e o subdistrito do Motta. Os moradores se sentem mais confortáveis em sua própria localidade. Assim, tomamos ciência das demandas e dos problemas, que, juntos, levaremos ao conhecimento do Executivo”.

A próxima edição da Câmara Itinerante acontece no dia 29 de agosto, terça-feira, em Santo Antônio do Salto, na Escola Municipal Aleijadinho. As atividades têm início às 9h, e a reunião ordinária está marcada para 16h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *