Bom desempenho do agronegócio impulsiona economia nas áreas produtoras

22 de fevereiro de 2017 - 16:42 | por Redação
Bom desempenho do agronegócio impulsiona economia nas áreas produtoras
Economia
0

Minas Gerais tem 143 municípios cuja principal fonte de geração de renda é o setor agropecuário. Em outras 417 cidades, o setor responde pela segunda fonte geradora de receita. Isto representa 65,7% dos municípios mineiros.

Nesta safra, as perspectivas são de bons  resultados e os reflexos na economia dessas cidades,promissores.

De acordo com os levantamentos de safra realizados pela Conab e IBGE, a safra mineira será recorde com aproximadamente 13,6 milhões de toneladas; crescimento de 15,3% em relação à safra anterior, o que repercute em todos os segmentos.

A tendência nacional de crescimento da safra supera em 17,4%,  a safra anterior e deve alcançar o volume recorde de 219 milhões de toneladas.

Deste modo o agronegócio contribuirá de forma expressiva na redução dos efeitos negativos dos outros setores que compõem o PIB do país e do estado, novamente.

Dados de novembro de 2016 indicam que no ano passado, o PIB do agronegócio mineiro representou geração de renda da ordem de R$ 203,9 bilhões,  8,5%  maior que o valor alcançado em 2015, o que representou 44,7% da balança comercial mineira.

No ano passado, devido à redução na produção de milho e ao aumento nas exportações, o preço aumentou e impactou o custo de produção na pecuária e os consumidores sentiram no bolso.

Segundo a avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária e abastecimento, Pedro Leitão, os impactos positivos desta safra não só vão dinamizar o setor, mas também os segmentos de transporte, serviços, comércio e agroindústria, ou seja, vários segmentos serão estimulados e a economia dos municípios terão ganhos tanto econômicos como sociais.

Crédito foto:Divulgação/Seapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *