Bolívia dá show: Sul-americanos e Alemanha preparam memorando do trem bioceânico

23 de março de 2017 - 15:02 | por Redação
Bolívia dá show: Sul-americanos e Alemanha preparam memorando do trem bioceânico
Economia
0

Os representantes da Bolívia, do Peru e do Paraguai assinarão hoje um memorando de entendimento com a Alemanha para consolidar o apoio técnico ao desenho integral do Corredor Ferroviário Bioceânico de Integração.

Eles se reunirão mensalmente de forma permanente  para ajustar detalhes do projeto e formar quatro comissões para avançar em sua execução, explicou o ministro boliviano de Obras Públicas, Milton Claros.

A esse compromisso somam-se o vice-ministro de Obras Públicas e Comunicações de Paraguai, Agustín Encinas; o chefe de Gabinete do Peru, Carlos Estremadoyro; e os membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Alejandro Melandri; e da Corporação Andina de Fomento, Héctor Varela.

Segundo a alta autoridade boliviana, as reuniões e as mesas de trabalho definidas começarão em 21 de abril para ver áreas técnicas e os regras regulamentares da iniciativa, que pretende conectar o oceano Atlântico com o Pacífico.

Alemanha, Suiça, França e outras nações são parceiros dos andinos do projeto para a integração regional e o comércio multilateral, além de consolidar-se como uma opção adicional e alternativa à demanda excessiva sobre o canal do Panamá.

Na ideia surgida há pouco mais de três anos, a Bolívia já investiu mais de seis milhões de dólares, com o apoio do BID, para contar com a solvência técnica e desenvolver os estudos de factibilidade, explicou.

A gigantesca obra promovida pelo Governo do presidente Evo Morales exigirá um investimento aproximado de 10 a 14 bilhões de dólares e sua construção tardará entre cinco e sete anos.

Com informações da Prensa Latina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *