Atividades preventivas movimentam Outubro Rosa em Santa Bárbara

23 de outubro de 2017 - 11:09 | por Redação
Atividades preventivas movimentam Outubro Rosa em Santa Bárbara
Santa Bárbara
0

 

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando, desde o início do mês, uma série de atividades preventivas e de conscientização sobre a saúde da mulher, envolvendo todos os postos de saúde.

Na última semana, marcaram a programação do Outubro Rosa, palestras sobre a prevenção do câncer de mama. Uma delas realizada para funcionários do Supermercado SJ, na quarta-feira (18), a pedido da empresa, e outra para mais de 50 mulheres do PSF Campestre/São Vicente, na sexta-feira (20).

Nas duas ocasiões, o palestrante, enfermeiro Erlon Cristian Lopes, falou da importância da prevenção, do diagnóstico precoce, das formas de disseminação do câncer e os tipos de tratamento, que são quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Ele ensinou, ainda, a maneira correta de fazer a apalpação, no autoexame da mama. “É importante fazer isso com periodicidade, uma vez por mês”, afirmou.

Erlon explicou que as mulheres entre 40 e 49 anos devem procurar um profissional de saúde para fazer o Exame Clínico das Mamas, uma vez por ano. Depois dessa idade, entre 50 e 69 anos, além deste Exame Clínico a mulher precisa realizar, também, a mamografia, de dois em dois anos.

O enfermeiro da Secretaria de Saúde também reforçou a importância da mulher realizar o preventivo. Segundo Erlon, este também é um exame essencial no cuidado com a saúde feminina.

Outro ponto levantado por Erlon foi que os homens também estão sujeitos ao câncer de mama, mesmo que em menor risco que as mulheres. Logo, também precisam ficar atentos e fazer a apalpação.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as brasileiras e o que mais dizima mulheres em todo o mundo.

 

Na próxima terça-feira(31/10), às 16h, acontece o Dia D Saúde da Mulher com palestra sobre Outubro Rosa com a participação da psicóloga Cristina Fonseca na UBS Centro.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *